Giro do Vale

Giro do Vale

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Corte em horas extras pode parar quarteis de Bombeiros no Vale do Taquari

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O corte no repasse de horas extras por parte do governo estadual resultará no fechamento de pelo menos duas guarnições do Corpo de Bombeiros no Vale do Taquari. Os grupos de Estrela e Encantado não devem atender ocorrências em no mínimo dois dias no fim de janeiro.

A destinação de horas extras é feita no início de cada mês. Em janeiro, o Estado não destinou as cotas. O Corpo de Bombeiros de Lajeado é responsável também pela guarnição de Encantado, onde atuam quatro militares. Segundo o comandante, tenente José Augusto Pohlmann, a manutenção dos trabalhos no município da região alta do Vale será inviável nos últimos dias do mês. “Em Encantado [vai fechar] a princípio nos dias 29 e 31, quando as horas ordinárias vão se esgotando e não temos mais como ficar lá. Esse fechamento pode ser em mais dias. Vai depender da Ambravat [Associação Mantenedora do Corpo de Bombeiros da Região Alta do Vale do Taquari], que coloca dois servidores por dia para completar a guarnição, pois lá é bombeiro misto. Já nesta primeira quinzena de janeiro tiveram dificuldade de fazer isso. Quando a Ambravat não tiver condição de colocar dois, mais um militar para compor a guarnição de três, nós vamos fechar também”, explica.

Nos dias em que não houver atendimento externo, um militar estará disponível para atender às ligações. As ocorrências serão repassadas para o grupo de Lajeado, que fará o serviço.

Repasse da EGR

Em Lajeado, onde trabalham 25 bombeiros, não haverá fechamento da guarnição graças às horas extras pagas pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). O valor é repassados em função dos atendimentos feitos em rodovias estaduais. Por mês a estatal destina de R$ 7,5 mil a R$ 9 mil ao grupamento para essa finalidade. O valor pago em janeiro foi o mesmo de dezembro.

A diferença neste mês é que serviços como a assessoria técnica na parte de prevenção, que inclui análises e vistorias, não serão realizados em alguns dias na área abrangida por Lajeado. O tenente Pohlmann afirma que os serviços externos não sofrerão alterações. “Não significa que vai haver prejuízo significativo, pois estamos com o trabalho em dia. Vamos diminuir as horas trabalhadas e adequar essa parte administrativa e de prevenção para não comprometer o atendimento de ocorrências. Até porque o Corpo de Bombeiros de Lajeado vai ficar também com a área de Encantado quando aquela guarnição tiver que fechar”, salienta.

Conforme o comandante, o Corpo de Bombeiros de Lajeado pode funcionar durante meses sem fechamento com a mesma escala de trabalho programada para janeiro. Porém, em Encantado haveria dias em que o atendimento seria inviável. Segundo ele, é a primeira vez que o Estado não repassa as horas extras. Até então acontecia a diminuição no valor, que era suprida pelas destinações da EGR.

A guarnição de Venâncio Aires também deve manter os serviços externos em função dos recursos da EGR.

Grupo Independente

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também