Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Governador recebe Cpers para discutir reajuste dos professores

O governador José Ivo Sartori deve receber, na manhã desta quinta-feira, a diretoria do sindicato dos professores (Cpers) para dialogar sobre o Piso Nacional e a parcela do reajuste do governo anterior. A presidente do Cpers, Helenir Oliveira, destaca que a categoria aguarda o cumprimento da lei, com o pagamento dos 13%, mas revela que o sindicato está aberto ao diálogo com o governo, inclusive, para a negociação dos 34,67% que faltam ser pagos do reajuste dos educadores.

“Desde 2006, a Lei do Piso não está sendo cumprida no RS, mas iremos dialogar com o governo para que nos pague o reajuste e apresente proposta para a negociação da dívida.” Para o secretário estadual da Educação, Carlos Vieira da Cunha, uma alternativa para concretizar os pagamentos é alterar a Lei do Piso, de modo a disponibilizar recursos federais a estados e municípios sem verba própria para esse pagamento.

O reajuste de 13% no Piso do Magistério público gaúcho deverá representar um impacto de R$ 200 milhões para as prefeituras do RS neste ano. A estimativa é da Famurs, que prevê grande dificuldade para municípios manterem o pagamento, já que o cálculo foi baseado na variação do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

O presidente da Famurs, Seger Menegaz, afirma que o Piso acumula mais de 100% de alta, desde 2008, quando foi instituído; e que os acréscimos superam em 44% a inflação. “Ele foi baseado em estimativa de receitas e não em valores arrecadados. É improvável que os prefeitos consigam manter esse pagamento.” Porém, Seger reconhece a importância da valorização dos professores. “Entendemos a necessidade do pagamento, mas não é uma questão simples”, argumenta.

 

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também