Giro do Vale

Giro do Vale

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Pedro Ruas é o terceiro deputado eleito a renunciar aumento na Assembleia gaúcha

Foto: Francielle Caetano  / Divulgação

Foto: Francielle Caetano / Divulgação

O deputado estadual eleito Pedro Ruas (PSOL) anunciou, nesta quarta-feira, dia 21, que vai doar o valor equivalente ao reajuste de 26% concedido aos parlamentares. De acordo com ele, o montante será doado a instituições de caridade, depois de descontados os impostos. Ele é o terceiro parlamentar a anunciar a medida. Antes dele, Tiago Simon (PMDB) e Marcel Van Hattem (PP) já haviam se posicionado de forma semelhante. Todos os três serão novatos na Assembleia Legislativa gaúcha.

“Não vamos devolver ao erário, que é quem paga os aumentos. Vamos encaminhar a instituições que fazem trabalhos sociais”, relata Ruas. Ele apresentou uma lista com 16 locais, mas pretende chegar a 40. Elas receberiam parte do salário mensal, em forma de rodízio.

Ruas criticou o governador José Ivo Sartori por não ter vetado o projeto de lei que definiu o aumento. Segundo ele, cortar o reajuste de todos os poderes seria um ato simbólico em um momento complicado financeiramente no Rio Grande do Sul.

Após a sanção do governador, o salário dos deputados passou para R$ 25.322,25. Anteriormente, o valor era de R$ 20.042,34. A diferença obtida entre o atual e o antigo será doada, depois de deduzidos os impostos, já que eles incidem em cima do novo pagamento.

 

Rádio Gaúcha

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também