Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 28 de março de 2024

Prouni vai oferecer 14,8 mil bolsas para o ensino superior no RS

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou nesta sexta-feira, dia 23, consulta às vagas disponíveis no Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo em universidades privadas. Para esta edição são 213.113 bolsas, sendo 135.616 integrais e 77.497 parciais. De acordo com o Ministério da Educação, o número representa um crescimento de 11% em comparação ao processo do primeiro semestre de 2014, quando foram ofertadas 191.625 bolsas.

O Rio Grande do Sul é o quarto Estado com maior número de vagas disponíveis, são 14.848 bolsas. São Paulo lidera com 65.710, seguido de Minas Gerais (20.775) e Paraná (19.775).

As inscrições começam na segunda-feira (26) e podem ser feitas até o dia 29 no site do programa. Quem participou do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas nas instituições públicas, também pode se inscrever no Prouni.

Podem concorrer às bolsas, estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede particular, na condição de bolsista integral. É preciso ainda comprovar renda bruta familiar, por pessoa, até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, no valor de 50% da mensalidade, a renda bruta familiar deve ser até três salários mínimos.

Para se inscrever, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado 0 na redação. Outra condição é que ainda não tenha diploma de curso superior.

Professores do quadro permanente da rede pública de ensino, que concorrerem a cursos de licenciatura, também podem participar do ProUni. Nesse caso, não é necessário comprovar a renda.

 

Rádio Gaúcha
Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também