Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 19 de abril de 2024

RS segue com tempo muito abafado nesta segunda-feira

O sol aparece com nuvens no Rio Grande do Sul, mas com períodos de maior cobertura de nebulosidade nesta segunda-feira. A atmosfera quente e úmida volta a estimular a formação de nuvens de desenvolvimento vertical (mais carregadas) com pancadas de chuva típicas de verão e até temporais isolados, sobretudo em horas da tarde e da noite pelo aquecimento diurno.

Pode ocorrer chuva forte isolada e não são descartadas ocorrências de vento forte ou granizo. Por conta da alta umidade, o dia será mais uma vez muito abafado com sensação térmica muito quente já de manhã.

As mínimas são quentes mesmo em pontos altos, com 18°C em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, devem atingir 34°C em pontos como Pelotas, Santa Rosa e Santa Cruz do Sul. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 24°C e 33°C.

A sensação térmica ou índice de calor, que combina umidade e temperatura, alcançou 52ºC no sábado em Santa Rosa e 45ºC em São Leopoldo neste domingo. Conforme a equação usada mundialmente no cálculo, temperatura de 35ºC combinada com umidade relativa do ar de 70% proporciona sensação de 50ºC. Parece absurdo, mas é o que indica o cálculo usado cientificamente.

Para quem sai à rua, sensação de 40ºC, 45ºC ou 50ºC não faz muita diferença. O desconforto é igualmente extremo. Por trás de tanto abafamento está uma massa de ar muito quente e bastante úmida com o fluxo de umidade vindo direto da Amazônia.

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também