Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Moreno sai do banco e garante vitória do Grêmio sobre o Avenida

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Grêmio passou por mais dificuldades que o esperado, mas venceu o lanterna Avenida por 3 a 1 na tarde deste domingo no estádio Eucaliptos. Após a sair na frente com Douglas, no primeiro tempo, o Tricolor cedeu o empate na etapa final e só retomou a vantagem após a entrada de Marcelo Moreno, que participou do segundo e anotou o terceiro gremista.

Com a vitória, o Grêmio vai a seis pontos e assume, pelo menos provisoriamente, a liderança do Gauchão. O Tricolor agora torce contra o Brasil de Pelotas, que enfrenta o Rio Grande à noite, para seguir na liderança. O time de Pelotas é próximo adversário do time de Felipão, na quarta-feira, às 19h30min, na Arena.

De pênalti, Douglas coloca Grêmio na frente

O forte calor em Santa Cruz do Sul, que fez o árbitro Diego Real parar o jogo duas vezes no primeiro tempo para hidratação dos atletas, afetou também o desempenho das duas equipes. Avenida e Grêmio fizeram uma primeira etapa pouco movimentada e o Tricolor chegou ao gol em um pênalti bem batido por Douglas, que voltou a marcar com a camisa gremista após mais de três anos – último gol havia sido em novembro de 2011, contra o Ceará pelo Brasileirão.

Apesar da vantagem gremista foi o Avenida que começou melhor a partida. Aos 19, o time da casa teve a primeira oportunidade de gol com Miro Bahia, que se livrou da marcação de Galhardo e bateu por cima do gol defendido por Marcelo Grohe. Na sequência, aos 27, Tinga arriscou de fora da área e a bola passou perto.

O Grêmio só foi chegar com perigo aos 29 minutos na qualidade técnica dos meias gremistas. Douglas deu belo passe em profundidade para Lincoln, que cortou o zagueiro Altair e foi derrubado. Na cobrança, o camisa 10 chutou com força sem chances para o goleiro Alexandre, 1 a 0.

O gol fez o Grêmio crescer na partida. Com mais confiança, os garotos Luan, Lincoln e Júnior passaram a chamar o jogo. Aos 43, Júnior deu boa arrancada e sofreu uma falta dura de Altair, que levou o segundo cartão amarelo e deixou o Avenida com 10 homens. No minuto final do primeiro tempo, Luan quase fez um golaço, quando passou por dois marcadores e chutou para defesa de Alexandre, que segurou o 1 a 0 ao fim do primeiro tempo.

Avenida assusta, mas Moreno decide

A etapa final começou com um lance inesperado. Logo aos 15 segundos, Luan levou o cartão vermelho após dar uma entrada no zagueiro Vitor Hugo. Com o número de jogadores igualado, o Avenida foi em busca do empate e teve duas oportunidades logo no início.

Aos 4 minutos, Juninho Tardelli se livrou da marcação e chutou rasteiro obrigando Grohe a fazer uma grande defesa. Três minutos depois, o goleiro gremista não foi bem e saiu mal do gol, Vitor Hugo cabeceou e Rhodolfo apareceu quase em cima da linha para, de cabeça, evitar o que seria o empate do Avenida.

Depois de Grohe e Rhodolfo salvarem, não apareceu ninguém do Grêmio para evitar o empate aos 14 minutos. Após bela troca de passes do ataque do Avenida, Miro Bahia serviu Paulinho Simionato, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes, deixando tudo igual nos Eucaliptos.

Logo após o gol do Avenida, Felipão fez duas mudanças no Grêmio. Saíram Douglas e Everaldo para as entradas de Marcelo Moreno e Everton.  E Marcelo Moreno – cuja saída para o futebol chinês é provável – mostrou que estava afim de jogo. Logo em sua primeira jogada, quase marcou. Ele recebeu passe de Lincoln e tentou driblar o goleiro, que deu um tapa para mandar a bola para escanteio. Na sequência, aos 20, o boliviano entrou de carrinho após cruzamento de Everton e mandou por cima.

O gol que não veio nas duas primeiras oportunidades apareceu na terceira. Aos 35, Galhardo recebeu pela direita e cruzou para Marcelo Moreno, que foi para finalizar, mas antes dele o zagueiro Carlos Alberto desviou contra o próprio gol, 2 a 1 Grêmio.

Se o zagueiro fez contra e impediu o gol de Moreno, o centroavante tratou de fazer o seu. Aos 46, ele subiu mais alto que a defesa e cabeceou forte para definir a suada vitória gremista no calor de Santa Cruz do Sul.

Gauchão 2015

Avenida 1
Alexandre; Jackson, Altair, Vitor Hugo e Paulinho Araújo (Maurício); Carlos, Escobar (Wellington), Tinga e Miro Bahia; Alexandre (Juninho Tardelli) Paulinho Simionato. Técnico: Tonho Gil.

Grêmio 3
Marcelo Grohe; Galhardo, Erazo, Rhodolfo e Júnior; Marcelo Oliveira, Fellipe Bastos, Luan, Douglas (Everton) e Lincoln; Everaldo (Marcelo Moreno). Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Gols: Paulinho Simionato (14min/2ºT); Douglas (30min/1ºT), Carlos Alberto contra (35min/2ºT); Marcelo Moreno (46min/2T)
Cartões amarelos: Paulinho Simionato, Altair, Paulinho Araújo, Escobar, Carlos Alberto (AVE); Douglas, Marcelo Oliveira (GRE)
Cartão vermelho: Altair (AVE); Luan (GRE)
Local: estádio dos Eucaliptos, Santa Cruz do Sul.
Árbitro: Diego Real.

 

Correio do Povo
Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também