Giro do Vale

Giro do Vale

terça-feira, 23 de abril de 2024

Ar frio perde força no RS nesta terça-feira

O domínio da massa de ar frio começa a perder força nesta terça-feira no Rio Grande do Sul. No amanhecer, temperaturas ligeiramente baixas irão predominar com possibilidade de nevoeiros esparsos. Durante a tarde, o sol predomina e propicia gradativo aquecimento.

A amplitude térmica poderá superar 15°C em vários municípios. O vento sopra de fraco a moderado do quadrante Sul e Leste no fim da tarde. Na quarta-feira, o abafamento ira predominar desde cedo e uma frente fria se aproxima trazendo instabilidade com risco de chuva forte isolada.

As mínimas rondam os 10°C em São José dos Ausentes e os 11°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar a 32°C em Alegrete, Santa Rosa e Santa Cruz do Sul. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 14°C e 30°C.

Quase todos os modelos climáticos analisados pela MetSul Meteorologia indicam que, no decorrer deste outono, haveria um aquecimento das águas do Pacífico em toda a faixa equatorial com a caracterização de um El Niño clássico. Este aquecimento seria notado principalmente na segunda metade da estação. Por isso, a chuva aqui no Rio Grande do Sul ainda apresentará irregularidade agora neste período inicial do outono.

Entretanto, deve aumentar e com risco de excessos à medida que se aproximar o inverno respondendo ao aquecimento que deve ocorrer nas regiões Central e Leste do Oceano Pacífico Equatorial.

 

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também