Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 28 de março de 2024

Bom Retiro do Sul engaja-se na preservação do Rio Taquari

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale

A data de 11 de abril é apenas mais uma no decorrer do ano, mas será simbólica para cinco municípios do Vale do taquari, que terão o objetivo de contribuir com a preservação de sua maior fonte de sobrevivência: o Rio Taquari. Este objetivo e seus benefícios para a natureza serão sentidos por muitos anos. Neste dia, voluntários estarão reunidos por cerca de quatro horas com um único objetivo: preservar e contribuir para que o Rio Taquari fique limpo e continue a prover com qualidade e limpeza a água fundamental para que possamos seguir vivos.

Por meio da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Bom Retiro do Sul (ACIAB) e seus parceiros, o município aderiu neste ano ao projeto “Viva o Taquari Vivo”, que consiste na ação voluntaria de pessoas que queiram contribuir através da limpeza das margens do Rio Taquari e divulgação posterior dos resultados na promoção da conscientização preservacionista do único rio que abastece a região do Vale do Taquari. Participam também da ação neste ano, os municípios de Estrela, Lajeado, Arroio do Meio e Cruzeiro do Sul.

A ACIAB irá coordenar toda a ação nas dependências da Barragem Eclusa. As atividades iniciarão às 7h30 com orientações do Corpo de Bombeiros sobre os cuidados que devem ser tomados no trajeto de limpeza, bem como as dicas e recomendações de segurança a serem seguidas nas margens do rio.

Atividades extras como palestras, entre outras, deverão ser realizadas ao longo da manhã para crianças e público em geral, alertando para a importância da preservação do rio, assim como dicas e orientações de como selecionar o lixo e as formas de descarte para que não termine poluindo o rio Taquari.

Na ação serão utilizados também barcos, que transportarão voluntários para a margem direita do Taquari, aonde também haverá o recolhimento de lixo. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estarão de barco pelo rio monitorando e prestado auxílio à segurança dos voluntários.

As pessoas que desejarem participar da ação como voluntárias devem comparecer na Barragem Eclusa às 7h30. Após a abertura e orientação dos Bombeiros, as equipes serão formadas para o início da ação.

Os voluntários que forem recolher o lixo terão a disposição luvas, sacos plásticos e máscaras para armazenar o que for recolhido. Durante toda a ação haverá a presença de uma ambulância para casos de emergência.

O material recolhido será classificado e pesado após o recolhimento. Alguns dos itens recolhidos farão parte de uma exposição que ficará à mostra da comunidade com o intuito de alertar para a poluição e criar o hábito do descarte consciente do lixo, evitando que eles cheguem aos rios.

O projeto teve início em 2007 em Lajeado e é promovido pela ACIL (Associação Comercial e Industrial de Lajeado) e pela organização Parceiros Voluntários. Ao longo dos últimos oito anos, cerca de 23 toneladas de lixo foram retirados das margens do rio Taquari entre Arroio do Meio, Estrela e Lajeado.

Recomendações e cuidados

Para os voluntários que quiserem contribuir com a limpeza do rio no próximo dia 11, é necessário seguir algumas recomendações para a segurança na beira do rio. Entre as recomendações que serão destacadas pela organização será a utilização de calçados fechados e calças. O uso de protetor solar também é indicado.

Por ter a margem esquerda coberta por pedras e árvores, é fundamental que os voluntários que estiverem recolhendo lixo neste ponto redobre os cuidados. Todo o deslocamento deverá ser feito com calma e cuidado, para que não venham a ocorrer acidentes.

Parceiros

A ação em Bom Retiro do Sul tem até o momento o apoio da Administração Municipal, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Patran, Departamento de Trânsito, Diário dos Vales, Jornal e Gráfica Em Foco, Giro do Vale, Atlas Calçados, BR Sul Palmilhas, Maya Hastes, MD Foto e Vídeo, Rodan Esporte e Lazer e Sicredi.

Voluntários e empresas que desejarem participar da ação e que quiserem contribuir com a doação de material para o recolhimento do lixo podem solicitar informações junto à ACIAB, na Av. Senador Pinheiro Machado, 119 ou pelos telefones (51) 3766-1610 e 3766-1540.

 

Aciab

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também