Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 28 de março de 2024

Comunidade cobra mais segurança de autoridades policiais e municipais

Publico compareceu para debater a segurança pública de Bom Retiro do Sul. (Foto: Juliano Beppler da Silva)

Publico compareceu para debater a segurança pública de Bom Retiro do Sul. (Foto: Juliano Beppler da Silva)

Na noite desta quarta-feira, dia 18, o Governo de Bom Retiro do Sul promoveu uma audiência pública para tratar sobre a situação da segurança no município. As constantes ocorrências policiais registradas nos últimos meses fizeram com que o público comparecesse para ouvir o que as autoridades policiais, e do município tinham a dizer a respeito de melhorias no setor que tanto vem preocupando a sociedade local.

Representando a Brigada Militar, estiveram no encontro o Sargento Rivelino Jaques Peixe, o Major Marcelo de Abreu Fernandes e a Capitã Carmine Prescovit. O delegado Humberto Messa representou a Polícia Civil, a Câmara de Vereadores se fez presenta na figura do presidente Nilson Martins Lang. O prefeito em exercício Paulo André Eidelwein e o prefeito Pedro Aelton Wermann que está de férias, também se fizeram presentes. O Ministério Público e a Secretaria de Segurança do Estado foram convidados, mas não compareceram.

Várias tentativas

O prefeito Paulo André Eidelwein iniciou o encontro ressaltando as seis vezes que o Executivo buscou uma melhora no efetivo do policiamento local. Segundo ele, foram seis encontros com as representações das polícias Civil e Militar iniciados já em 2013. Com isso ele reforçou que o Executivo vem fazendo sua parte, mas infelizmente não está sendo atendido.

Comandante do CRPO_VT comprometeu-se em aumentar o efetivo e o número de ações de repressão aos crimes que vem ocorrendo na cidade. (Foto: Juliano Beppler da Silva)

Comandante do CRPO_VT comprometeu-se em aumentar o efetivo e o número de ações de repressão aos crimes que vem ocorrendo na cidade. (Foto: Juliano Beppler da Silva)

Auxílio Moradia e influência política

Durante sua fala o comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO-VT) Tenente Coronel Cezar Augusto Pereira Silva destacou os problemas que a BM enfrenta com a falta de nomeação de novos policiais e com o corte de horas extras, que até então minimizavam a falta de efetivo. Ele também frisou a importância de se ter influência política neste momento para tentar melhorar a situação. O Tenente Coronel ainda deu a sugestão de algo que acontece em alguns municípios, onde a prefeitura subsidia com auxílio moradia para atrair policiais a morar e trabalhar no local.

Mais policiais

Em sua manifestação o prefeito Pedro Aelton Wermann falou sobre a situação de dois policiais militares que estão trabalhando em outras cidades, e hoje poderiam estar em Bom Retiro do Sul reforçando a segurança do município, e mais próximos de suas casas. Com isso o município não precisaria ter que pagar auxílio moradia.

Conselho Municipal de Seguraça

Werman também aproveitou para anunciar que será criado o Conselho Municipal de Segurança composto pelos órgãos policias, Poderes Executivo e Legislativo e ainda representações da sociedade.

Comprometimentos

O comandante do CRPO_VT se comprometeu em analisar a questão dos dois policiais que estão em outras cidades e desejam trabalhar e Bom Retiro do Sul. Além disso a BM também promete intensificar as ações que já estão sendo realizadas com reforços do Pelotão de Operações Especiais (POE) e do setor de inteligência da instituição policial, que já está realizando monitoramento.

Por parte da Polícia Civil o delegado Messa que está interinamente cobrindo as férias do delegado que responde por Bom Retiro do Sul, promete levar as reivindicações a seus superiores para que os anseios sejam atendidos.

Desabafos

Eidelwein aproveitou um questionamento para desabafar. O prefeito em exercício disse que hoje o município já arca com responsabilidades que seriam do Estado. Citou o transporte escolar e investimentos na saúde que já saem dos cofres do município. Disse que se for o problema o município paga auxílio moradia para resolver esta situação crítica da segurança local, mas com isso, pode faltar para outras áreas como saúde e educação, exemplificou.

Quem também desabafou foi o comandante do Batalhão local da BM. O Sargento Jaques falou sobre algumas críticas que os policiais vêm recebendo. A respeito de corpo mole, por parte de alguns policiais, ele disse desconhecer e caso haja isso de fato, pediu para que as pessoas o procurem. “Não admito esse tipo de coisa, vagabundo não trabalha comigo, e o pior vagabundo é o que usa farda. Lugar de vagabundo é na cadeia”. Ele também reforçou a necessidade de colaboração da sociedade com a polícia, para que isso fortifique a imagem da instituição frente a bandidagem.

 

Giro do Vale

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também