Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Dilma diz que governo não tem como baixar o preço do diesel

Foto: Ela Fiúza / Agência Brasil / Divulgação

Foto: Ela Fiúza / Agência Brasil / Divulgação

A presidente Dilma Rousseff disse, nesta quarta-feira, que o governo não tem como baixar o preço do diesel. A redução é uma das reivindicações dos caminhoneiros que bloqueiam rodovias de pelo menos nove Estados do país desde domingo.

— O governo não tem como baixar o preço do diesel — disse ela, após participar de cerimônia de entrega de casas do programa Minha Casa, Minha Vida em Feira de Santana (BA).

A presidente defendeu a política de preços do governo para os combustíveis, que não é diretamente vinculada à cotação internacional do petróleo, e disse que a estratégia será mantida.

— Passamos 2013 e 2014 sob um conjunto de críticas dizendo que governo e Petrobras tinham que elevar preço (dos combustíveis). Não elevamos, passamos todo o período de US$ 100 a US$ 120 o barril sem mexer significativamente nos preços. E agora também não mexemos, o que fizemos foi recompor a Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), e não elevamos uma vírgula o preço, nem abaixamos. A política sempre é melhor quando ela é estável, o que não é possível é submeter o país à política dos preços do petróleo — argumentou.
“Faço ajustes no meu governo como a dona de casa”.

Ao defender as medidas de ajuste fiscal promovidas pela equipe econômica neste segundo mandato, a presidente Dilma Rousseff disse, nesta quarta-feira, que promove “algumas correções”, “como uma mãe, como uma dona de casa” faz com o orçamento doméstico.

— Precisamos fazer ajustes e faço ajuste no meu governo como a dona de casa faz na casa dela — disse.

Dilma defendeu a necessidade dos ajustes, que, segundo ela, são feitos para melhorar e focar os programas sociais, “garantindo oportunidades”.

— Essas correções dizem respeito ao fato de que para o Brasil é muito importante focar os programas sociais. Fazer com que se beneficie só quem precisa deles — disse a presidente, que garantiu que a mudança de rota não paralisará os programas sociais do governo.

Sobre o Minha Casa, Minha Vida, por exemplo, a presidente garantiu que as moradias da terceira fase do programa serão melhores do que as que são entregues hoje.

A presidente tratou as medidas como ajustes que propiciarão a retomada de “um novo ciclo de desenvolvimento econômico para gerar mais emprego, mais renda e fazer com que o Brasil continue a crescer de forma acelerada”. As viagens da presidente Dilma pelo Brasil são parte de uma estratégia para a retomada de sua popularidade. Para uma plateia formada por muitos beneficiários do Minha Casa, Minha Vida, Dilma explicou as medidas impopulares:

— Eu tenho coragem suficiente para fazer as mudanças que são necessárias. Só tenho o compromisso com a população e a cidadania deste país, com o povo pobre deste país.

Dilma prometeu ainda a implantação do programa Mais Especialidades, outra promessa de campanha. A entrega de 920 casas do Minha Casa, Minha Vida é o primeiro ato da campanha positiva que o Palácio do Planalto tenta implantar para recuperar a popularidade de Dilma. Além da visita à Bahia, Dilma já tem marcada uma viagem ao Rio de Janeiro no próximo domingo, 1º de março, onde participa de comemorações pelos 450 anos da cidade.

 

ZH
Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também