Giro do Vale

Giro do Vale

terça-feira, 23 de abril de 2024

Estudantes recebem vacina contra o HPV em escolas de Bom Retiro do Sul

Hoje inicia a campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). A Secretaria Municipal da Saúde a Ação Social passará nas escolas de Bom Retiro do Sul onde serão vacinadas meninas de 9 a 11 anos. As alunas de 12 a 14 anos que tenham iniciado o esquema vacinal em 2014 e por algum motivo não receberam a 2ª dose (6 meses após a primeira) também deverão ser imunizadas, perante a apresentação da carteirinha.

As meninas que serão vacinadas pela primeira vez receberão a segunda dose em setembro. E a terceira deverá ser recebida cinco anos após a primeira dose.

Vírus causador de câncer

O vírus HPV é uma das principais causas de câncer do colo de útero, terceira maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres no país. Pelo menos 12 tipos de HPV podem ocasionar tumor canceroso. Entre as variantes de alto risco, os tipos 16 e 18 estão presentes em 70% dos casos de câncer do colo do útero. A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra dois tipos de cepas do vírus do HPV de alto risco oncogênico – o 16 e o 18 -, além do 6 e 11, responsáveis por 90% das verrugas genitais.

Modo de transmissão

Sua transmissão se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada, principalmente no ato sexual. Como muitas pessoas portadoras do HPV não apresentam nenhum sinal ou sintoma, elas não sabem que têm o vírus, mas podem transmiti-lo.
A vacinação contra o HPV, não substitui o exame Papanicolau (que ajuda a detectar células anormais no revestimento do tecido) nem o uso da camisinha. O Papanicolau deve ser realizado com intervalo de três anos, após dois exames negativos, ou anualmente, quando as lesões são diagnosticadas precocemente e podem ser tratadas antes de se tornarem câncer. O câncer de colo do útero é um dos mais fáceis de serem prevenidos. Por isso, é tão importante fazer o exame regularmente.

 

AI
Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também