Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Frente fria mantém tempo instável no RS nesta sexta-feira

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale

O tempo segue instável no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, devido a presença de uma frente fria. Nas áreas de fronteira com o Uruguai, o tempo apresenta gradativa melhora com períodos de sol e temperatura baixa. Já do Centro para o Norte do Estado as nuvens predominam e pancadas de chuva irão ocorrer a qualquer hora.

A amplitude térmica permanecerá baixa na maioria das regiões. Os volumes de precipitação tendem a ser baixos. À noite com o vento persistente do quadrante Sul a sensação térmica ficará reduzida. No fim de semana o sol retorna.

As mínimas rondam os 13°C em Santana do Livramento e 14°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem atingir 28°C em Uruguaiana. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 17°C e 23°C.

Frente fria chegou ao Estado nesta quinta-feira e trouxe muitas nuvens para todas as regiões. Choveu desde cedo em cidades da Metade Oeste do Estado, região que registrou os maiores acumulados pluviométricos. Em Santiago choveu 28,8 mm o que corresponde a 24% da média histórica. Em São Borja foram 25 mm, ou seja, 16% do normal para o mês e em Santa Maria foi registrado 24 mm pelo Inmet o corresponde a 21%.

A temperatura e a sensação térmica mudaram bastante devido à instabilidade combinada ao vento sul que transportou ar mais frio para todas as regiões. Comparando ao dia anterior, em São Borja a temperatura passou de 32oC às 15h para 18,9 oC.

Daqui para a frente as frentes frias terão essa característica de ter em sua retaguarda uma massa de ar polar que trará com frequência esse efeito de viradas bruscas nas temperaturas após a ocorrência da chuva. A temporada de altos e baixos da temperatura está só começando e novos períodos de calor ainda irão ocorrer.

 

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também