Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Frente fria traz instabilidade para o RS nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira o tempo começa a mudar no Rio Grande do Sul. A aproximação de uma frente fria irá propiciar elevação térmica e aumento da nebulosidade. O amanhecer será mais ameno, mas ainda com mínimas inferiores a 20°C em algumas regiões. A tarde, enquanto, será quente com máximas superiores a 30°C.

Em cidades da Metade Sul do Estado, há risco de pancadas esparsas de chuva e episódios isolados de chuva forte não podem ser afastados. Na quinta-feira, o tempo ficará instável, sobretudo na Metade Norte.

As mínimas rondam os 13°C em São José dos Ausentes e os 15°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar a 35°C na Região Metropolitana. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 17°C e 35°C.

O verão foi de chuvas regulares em boa parte do RS, com a expectativa de uma excelente safra de grãos. Especula-se até sobre um novo recorde. O Brasil por ter grande extensão territorial tem no seu regime de chuva um comportamento muito interessante. A chuva que é regida pela umidade da Amazônia tende a se distribuir como uma gangorra: quando chove muito no Sul, há irregularidade de precipitação no Centro Oeste e Sudeste.

Em janeiro, a chuva ficou acima da média no Estado e houve baixo acumulado em grande parte do país. Agora em março, a “gangorra se inverteu” despejando mais água no Sudeste e em parte do Centro Oeste. O mapa de previsão de chuva do modelo americano indica que nos próximos sete dias a tendência é de manutenção desse quadro, ou seja, a chuva ficará muito irregular até o começo de abril no Estado.

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também