Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Grêmio faz 3 a 1 no Caxias e sobe na tabela do Gauchão

Foto: Ricardo Giusti / Correio do Povo

Foto: Ricardo Giusti / Correio do Povo

O Grêmio voltou a vencer na Arena após três jogos. Com gols de Douglas, Marcelo Oliveira e Yuri Mamute, o Tricolor bateu o Caxias por 3 a 1 na tarde deste sábado e subiu na tabela do Gauchão. Vanderlei anotou o gol grená.

O time comandado por Felipão agora tem 14 pontos e ocupa, ainda que provisoriamente, a segunda posição no Campeonato Gaúcho – e mesmo com o desenrolar da rodada irá encerrar o fim de semana na zona de classificação do estadual. Na próxima quarta-feira, às 22h, o Tricolor vai a Erechim enfrentar o Ypiranga. Em situação complicada, o Caxias vai receber o Lajeadense, no mesmo dia.

Douglas faz gol olímpico

Com as voltas de Giuliano e Luan ao time titular, Felipão armou a equipe com apenas dois volantes, Fellipe Bastos e Marcelo Oliveira, para enfrentar o Caxias. E foram os dois jogadores de marcação do meio-campo que com bolas perdidas complicaram a defesa gremista no começo do jogo. O Tricolor só não correu maior perigo pela falta de qualidade do time da Serra, que chegou a desperdiçar um contra-ataque de quatro jogadores contra dois defensores do Grêmio aos 12 minutos.

Com o Caxias levando perigo apenas no começo da partida em bolas perdidas pelos volantes tricolores, o Grêmio teve a posse de bola e o controle do jogo na primeira etapa. No entanto, faltou criatividade ao time comandado por Luiz Felipe Scolari. Nos primeiros 30 minutos, o Tricolor chegou apenas em chutes de fora da área de Marcelo Oliveira e Luan que foram para fora.

A primeira chance clara de gol ocorreu aos 31 minutos. Marcelo Hermes cruzou da esquerda para Giuliano, que bateu forte à queima-roupa e o goleiro Renan fez uma grande defesa. Na sequência do lance, Douglas arriscou da entrada da área e mandou perto.

A chance criada animou o Grêmio que cresceu no terço final da primeira etapa. O Tricolor começou a acelerar o jogo e aumentou a pressão. Assim foi premiado com um gol de bola parada. Aos 41, Douglas bateu escanteio e fez um golaço olímpico para abrir o placar, 1 a 0 e vantagem gremista na ida para o intervalo.

Grêmio amplia na falha do Caxias

O Grêmio voltou sem mudanças para o segundo tempo. No Caxias, Vanderlei entrou no lugar de Maylson. E a etapa final começou bem diferente do que foi a inicial. Atrás no marcador, o Caxias abandonou a postura de apenas esperar o Grêmio e tentou propor o jogo. Com isso, o Tricolor passou a ter espaço para contra-ataques.

Aos 13, Douglas, o grande destaque da partida, puxou um contra-ataque e serviu Luan, que teve calma para cortar o marcador e chutou rasteiro, mas Renan, bem colocado, fez a defesa. Na sequência, o camisa 10 tentou fazer um gol por cobertura, mas mandou para fora. Era Douglas mesmo o cara do Grêmio na partida. Aos 19, após cruzamento de Galhardo, a bola sobrou para ele, que teve calma para driblar o zagueiro do Caxias, que ficou no chão, e bateu colocado para fora.

Aos 22, Felipão fez a primeira mudança. Luan, de atuação apagada, deixou a cancha para a entrada de Everaldo, que entrou bem na partida. No primeiro lance, tentou de carrinho após cruzamento de Marcelo Hermes, mas não chegou na bola. Na sequência, bateu cruzado, Renan defendeu e no rebote Marcelo Oliveira apareceu para marcar, 2 a 0 Grêmio aos 26.

O segundo gol, que deveria dar tranquilidade ao Grêmio, parece ter relaxado demais o time. Logo após Marcelo Oliveira balançar as redes, Vanderlei ganhou da defesa e cabeceou acertando o travessão. Um susto, que veio a se confirmar logo a seguir e, aos 30, o gol do Caxias. Em lateral lançada na área, Marcelo Grohe saiu mal e Vanderlei mandou para o fundo das redes, 2 a 1.

O gol grená gerou um momento de instabilidade do Grêmio, que quase cedeu o empate em mais uma saída errada de Grohe aos 34. Mas aí Marcelo Oliveira salvou. No entanto, três minutos depois, Douglas apareceu de novo e em belo passe deixou Yuri Mamute livre para marcar e garantir a vitória do Grêmio: 3 a 1.

Logo após o terceiro gol, Felipão aproveitou para fazer mais uma mudança. Araújo entrou no lugar de Giuliano. Aos 39, André Luiz deu uma entrada violenta em Yuri Mamute e levou o cartão vermelho direto. O atacante gremista sentiu e saiu para a entrada de Éverton, mas aí já não teve tempo para mais nada e o Tricolor reencontrou a vitória em casa.

Gauchão – 9ª rodada

Grêmio – 3
Grohe; Galhardo, Erazo, Rhodolfo e Marcelo Hermes; Marcelo Oliveira, Fellipe Bastos, Giuliano (Araújo), Douglas; Luan (Everaldo) e Yuri Mamute (Éverton). Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Caxias – 1
Renan; Léo Carioca, Rodrigo Arroz e Breno; André Luiz, Davi, Karl, Patrick, e Rafael Carioca; Maylson (Vanderlei) e Reinaldo (Charles). Técnico: Paulo Turra.

Gols: Douglas (41min/1ºT), Marcelo Oliveira (26min/2ºT), Yuri Mamute (37min/2ºT); Vanderlei (30min/2ªT)
Cartões amarelos: Rhodolfo (GRE); Reinaldo (CAX)
Cartão vermelho: André Luiz (CAX)
Árbitro: Luís Teixeira Rocha
Assistentes: José Eduardo Calza e Maurício Coelho Silva Penna
Local: Arena do Grêmio

 

Correio do Povo
Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também