Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 25 de abril de 2024

RS terá predomínio de sol e pequena queda de temperatura

Massa de ar seco se intensifica no Rio Grande do Sul e garante uma terça-feira ensolarada na maioria das regiões. No amanhecer, a temperatura cai um pouco em relação à segunda-feira e mantém a possibilidade de nevoeiros esparsos, sobretudo em municípios da Metade Norte do Estado.

O sol predomina ao longo do dia, com tempo mais aberto e quente em cidades do Centro e Oeste. A tarde será de calor e em algumas localidades a diferença entre a temperatura mínima e a máxima poderá superar os 20oC. A noite será de céu claro e queda gradual da temperatura.

As mínimas rondam os 11°C com sensação de frio em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, devem alcançar os 36°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 17°C e 33°C.

Fevereiro registrou chuva abaixo da média em grande parte do Estado. Março repete a tendência com excessos de chuva locais, caso do Litoral Norte que teve muita água com a tempestade Cari. Fator relevante na irregularidade da chuva após um janeiro de boas precipitações na primeira quinzena é o resfriamento do Leste do Pacífico Equatorial (região Niño 1+2) e que se iniciou na virada do ano.

Nesta área do oceano, as anomalias de temperatura da superfície do mar (TSM) têm sido negativas, apesar de no Pacífico Central (Niño 3.4) as anomalias serem positivas há meses, o que fez o NOAA (Estados Unidos) declarar que estamos sob El Niño. Mas não é um El Niño clássico em que toda a faixa equatorial do Pacífico está mais aquecida e que traz mais chuva aqui.

Quando as águas estão mais frias no Leste, as precipitações ficam irregulares, cenário que a MetSul já antecipava para este verão. Foi o que se viu em 2005. Modelos indicam um El Niño clássico nos próximos meses, o que poderia trazer chuva excessiva pro Estado.

 

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também