Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 28 de março de 2024

Secretaria da Saúde confirma primeira morte por dengue no RS

A primeira morte por dengue em 2015 no Rio Grande do Sul foi confirmada na última sexta-feira, 27. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, uma mulher de 41 anos morreu devido à doença no último domingo, 22, em Santo Ângelo, na Região Noroeste.

O caso é investigado pela Secretaria do município, juntamente com a 12ª Coordenadoria Regional de Saúde e Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs/RS). Após a confirmação, a região implantou um gabinete de crise para prestar informações técnicas e definir estratégias e ações de combate à doença nos municípios.

Também será feita a manutenção da força-tarefa na Região Missioneira, iniciada há 15 dias. Desde então, equipes aplicam inseticidas com veículos para bloqueio químico e máquinas costais. Além de Santo Ângelo, a ação também tem foco nos municípios de Caibaté, São Miguel das Missões, Mato Queimado, Cerro Largo e Rolador, que apresentaram casos suspeitos da doença.

Caso em 2013

Em 2013, há registro da morte de uma pessoa que havia contraído dengue fora do estado. Entretanto, a Secretaria da Saúde diz que, como a vítima sofria de outras doenças, não é possível dizer que ela morreu por causa da dengue. Caso esse óbito não seja contabilizado, a morte registrada na última semana pode ser considerada não apenas a primeira pela doença em 2015, mas também em toda a história do Rio Grande do Sul.

Balanços semanais

A atualização de casos de dengue no Rio Grande do Sul é divulgada semanalmente. No último balanço, de terça-feira, 24, o estado registrava 66 casos. Desse total, 35 eram autóctones, isto é, contraídos dentro do RS. Os outros 31 eram importados, de pacientes que foram infectados durante viagens para outros estados ou países. Até o momento, haviam sido feitas 557 notificações de casos suspeitos da doença.

Nos três primeiros anos de 2015, o Rio Grande do Sul já atingiu 75% do total de casos registrados em todo o ano passado. Em 2014, 87 pacientes foram diagnosticados com dengue no estado, sendo 42 casos importados e 45 casos autóctones. O próximo boletim atualizado será divulgado na terça-feira, 31.

 

G1.

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também