Giro do Vale

Giro do Vale

terça-feira, 16 de abril de 2024

Estudantes de Paverama tem exposição de livros na Biblioteca Pública

Alunos podem ler os novos títulos que a biblioteca dispõe. (Foto: Jeison Lauri da Rosa / Divulgação)

Alunos podem ler os novos títulos que a biblioteca dispõe. (Foto: Jeison Lauri da Rosa / Divulgação)

Mais do que um simples entretenimento, o livro é um símbolo da cultura e da busca do conhecimento. Por meio dele, conhecemos nossas raízes, entendemos o contexto no qual estamos inseridos e coletamos todos os dados disponíveis nos mais diversos sistemas de informação. Seja ele físico ou digital, sua importância percorre todas as áreas do conhecimento e é a base para as argumentações, os sistemas de ensino e o desenvolvimento do senso crítico.

Pela importância que o livro tem, o mês de abril foi dedicado a ele. As comemorações foram realizadas em três datas: dia 2, dedicado ao livro infanto-juvenil, dia 18, ao livro infantil, e 23 que é o Dia Mundial do Livro. Em Paverama, a Biblioteca Pública Padre Alberto Träsel está com muitas novidades que estão sendo mostradas aos alunos em forma de exposição. Os estudantes da rede municipal de ensino, durante esta semana estão visitando a biblioteca dentro de um cronograma estipulado e recebidos pela equipe que organiza a biblioteca, a coordenadora Sirlei Dorneles conta sobre a história dos livros, da evolução dos manuscritos egípcios, o uso de papiro, pergaminhos até os dias atuais.

A atividade chama a atenção dos alunos, pois além de viajarem na história, eles puderam ler e conhecer os novos livros adquiridos recentemente pela casa de leitura. Juntamente com a Biblioteca Pública está instalado o Telecentro Municipal onde os munícipes podem utilizar internet gratuitamente. Quanto aos livros, é cobrada uma taxa de 0,30 centavos de multa por dia caso haja o atraso na data de entrega, segundo Sirlei Dorneles, o valor arrecadado com as multas vai para o caixa, e com isso são adquiridos novos livros para a biblioteca.

Com um grande acervo de livros, a Biblioteca é uma das mais completas da região, junto dela o leitor pode também utilizar as estruturas do Tele-centro Municipal, onde pode fazer pesquisas e trabalhos com a utilização da internet. O espaço também é utilizado para Hora do Conto, e tem diversas opções de gêneros literários.

A exposição e os novos livros estão disponíveis ao público geral. A comunidade pode utilizar o espaço para a retirada de livros, ou apenas para uma boa leitura. A Biblioteca fica na Rua 5 de Março, nº 579, com horário de atendimento das 08h às 12h e das 13h30 as 17h30.

História

A Biblioteca Pública de Paverama foi inaugurada em 25 de Novembro de 2006, conforme Lei Municipal 1029/02, recebeu o nome de Padre Alberto Träsel, que foi pároco de Paverama, no período entre os anos de 1961 a 1967.

 

AI

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também