Giro do Vale

Giro do Vale

terça-feira, 23 de abril de 2024

RS terá sol entre nuvens e chance de chuva nesta terça-feira

O sol chega a aparecer com nuvens na maioria das regiões, entretanto o tempo muda no decorrer do dia em muitos pontos do Estado nesta terça-feira. Já de manhã pode ocorrer chuva no Noroeste e que tende a se deslocar para outras regiões.

A instabilidade afetará mais a Metade Norte do Estado, com risco de pancadas fortes localizadas, mas a chuva deve atingir também o Leste e o Centro gaúcho. Nas demais áreas de forma mais isolada. Em Porto Alegre, a terça é de sol e nuvens, mas não se afasta chuva na segunda metade do dia.

As mínimas rondam os 10°C em São José dos Ausentes e 11°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, devem chegar a 32°C em Santa Cruz do Sul. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 17°C e 32°C.

Os municípios de Cerrito e Pedras Altas, na Metade Sul, decretaram situação de emergência devido à estiagem. Em Cerrito, as perdas chegam a 25% na produção de leite e a 50% na safra de milho. Desde o início de abril, um caminhão-pipa entrega água potável nas residências e escolas do interior do município. Falta água para consumo dos animais em algumas propriedades. Os danos à agricultura na Metade Sul em razão do quadro de chuva irregular desde fevereiro superam R$ 80 milhões.

No vizinho Uruguai a situação também se deteriora. O pior cenário é observado no departamento de Cerro Largo, justamente o que faz fronteira com a região mais afetada pela estiagem aqui no Rio Grande do Sul. Moradores reclamam mais apoio do governo ante a falta de água pra consumo humano e animal. Caminhões-pipa têm abastecido comunidades do interior, onde muitos poços secaram. A região deve ter chuva na sexta-feira, mas que não deverá ser suficiente para resolver o déficit. Maior aumento da chuva é previsto para maio.

 

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também