Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 29 de março de 2024

Serra gaúcha deve registrar 0ºC nesta terça-feira

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Prepare o agasalho: as temperaturas mais baixas do ano serão registradas nesta terça-feira, dia 4. A estimativa dos institutos de meteorologia é de que a mínima chegue a 0ºC em São José dos Ausentes. Por isso, finalmente, há previsão de paisagem branquinha em municípios da Serra gaúcha. É a primeira geada do ano. Ausentes é uma das cidades com maior probabilidade, seguida de Bom Jesus, Vacaria e há chances também para Caxias do Sul.

— Nesta segunda o céu está limpo, o vento está frio, condições que nos levam a crer que fará geada na área urbana de São José dos Ausentes no amanhecer da terça-feira — acredita o meteorologista do Climaterra, Ronaldo Coutinho.

Caxias do Sul também não deve escapar da temperatura abaixo dos 10ºC, como nesta segunda. No entanto, a expectativa é de que faça ainda mais frio e o termômetro varie entre 3ºC e 5ºC nas primeiras horas do dia. Bento Gonçalves, como de costume, registra alguns graus a mais: mínimas de 5ºC a 7ºC. Conforme o Instituto de Meteorologia da RBS, essa friaca ocorre devido a uma nova massa de ar seco de origem polar que chega com força suficiente para causar essa queda brusca de temperatura. Pode haver geada também na Campanha e no Centro do Estado. Até na Capital, onde o frio não costuma ser tão intenso, os gaúchos terão de apelar para casacos mais pesados: o termômetro deve ficar em torno dos 9ºC.

— Nos primeiros 15 dias, o veranico de maio, como chamam, não dará as caras. Pode esquentar a partir da segunda quinzena, mas será um mês mais frio — afirma Coutinho.

Haverá predominância de sol durante esta terça-feira, o que diminui a sensação de frio.

A temperatura começa a subir na quarta e na quinta-feira, mas não tanto assim: a mínima deve ser de 3º na região de Ausentes e 9º em Caxias do Sul.

 

ZH

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também