Giro do Vale / Agricultura / Bom Retiro do Sul

Geleia de mocotó é carro chefe de agroindústria bom-retirense

A Doce Alquimia é uma das cinco agroindústrias familiares de Bom Retiro do Sul

Família empreendedora com representante da Emater/RS - Ascar e secretário Giacomini. (Foto: Juciara Gregory / Divulgação)

Família empreendedora com representante da Emater/RS – Ascar e secretário Giacomini. (Foto: Juciara Gregory / Divulgação)

Nesta semana, o secretário da Agricultura de Bom Retiro do Sul Airton Giacomini, juntamente com Letícia Mairesse, representante da Emater-RS/Ascar, visitaram a Doce Alquimia. Essa é mais uma das agroindústrias que hoje estão em atividade em Bom Retiro do Sul e encontram nessa cultura uma forma de obtenção de renda através de produções artesanais.

A Doce Alquimia é uma das cinco agroindústrias familiares do município. Ela possui certificação para  produzir deliciosas receitas de geleias, pães, biscoitos, massas, além do seu “carro chefe”, a geleia de mocotó. Uma receita antiga, passada de geração para geração.

Delícias produzidas pela Doce Alquimia. (Foto: Juciara Gregory / Divulgação)

Delícias produzidas pela Doce Alquimia. (Foto: Juciara Gregory / Divulgação)

Segundo os proprietários Dalva Leite e Heron Leite, a geleia de mocotó já viajou para outras cidades e até para outros estados, através de pessoas que experimentam e levam uma maior quantidade. “É muito gratificante saber que a nossa geleia vai pra tão longe”, disse Heron.

“As pessoas tem um certo receio quando ouvem falar no nome, por ser de mocotó, mas quando experimentam, falam que é um doce de leite”, comenta Dalva. Segundo a empresária, o preparo desse produto leva em média 20 horas.

Dalva ainda relata que a iniciativa de abrir uma agroindústria surgiu através do desenvolvimento do Turismo Rural, participação em feiras e cursos realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). “A partir daí, aprendemos bastante coisas, ficamos empolgados e decidimos abrir nossa própria empresa”, encerra Dalva.

A Doce Alquimia participa da Feira do Produtor Rural, todas as sextas-feiras na Rua Peri Ribeiro, Centro de Bom Retiro do Sul, e tem a própria sede na rua Matias Klein, 234, também no Centro.

 

AI

Veja mais imagens

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Temperaturas devem ultrapassar a casa dos 30°C na região norte do Estado

No dia do aniversário de 116 anos, Tricolor presenteia o torcedor com boa atuação

Pottker marcou duas vezes na vitória por 3 a 1

Equipe venceu o Fluminense e terminou a primeira fase em terceiro lugar na Chave D