Giro do Vale / Agricultura / Bom Retiro do Sul

Geleia de mocotó é carro chefe de agroindústria bom-retirense

A Doce Alquimia é uma das cinco agroindústrias familiares de Bom Retiro do Sul

Família empreendedora com representante da Emater/RS - Ascar e secretário Giacomini. (Foto: Juciara Gregory / Divulgação)

Família empreendedora com representante da Emater/RS – Ascar e secretário Giacomini. (Foto: Juciara Gregory / Divulgação)

Nesta semana, o secretário da Agricultura de Bom Retiro do Sul Airton Giacomini, juntamente com Letícia Mairesse, representante da Emater-RS/Ascar, visitaram a Doce Alquimia. Essa é mais uma das agroindústrias que hoje estão em atividade em Bom Retiro do Sul e encontram nessa cultura uma forma de obtenção de renda através de produções artesanais.

A Doce Alquimia é uma das cinco agroindústrias familiares do município. Ela possui certificação para  produzir deliciosas receitas de geleias, pães, biscoitos, massas, além do seu “carro chefe”, a geleia de mocotó. Uma receita antiga, passada de geração para geração.

Delícias produzidas pela Doce Alquimia. (Foto: Juciara Gregory / Divulgação)

Delícias produzidas pela Doce Alquimia. (Foto: Juciara Gregory / Divulgação)

Segundo os proprietários Dalva Leite e Heron Leite, a geleia de mocotó já viajou para outras cidades e até para outros estados, através de pessoas que experimentam e levam uma maior quantidade. “É muito gratificante saber que a nossa geleia vai pra tão longe”, disse Heron.

“As pessoas tem um certo receio quando ouvem falar no nome, por ser de mocotó, mas quando experimentam, falam que é um doce de leite”, comenta Dalva. Segundo a empresária, o preparo desse produto leva em média 20 horas.

Dalva ainda relata que a iniciativa de abrir uma agroindústria surgiu através do desenvolvimento do Turismo Rural, participação em feiras e cursos realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). “A partir daí, aprendemos bastante coisas, ficamos empolgados e decidimos abrir nossa própria empresa”, encerra Dalva.

A Doce Alquimia participa da Feira do Produtor Rural, todas as sextas-feiras na Rua Peri Ribeiro, Centro de Bom Retiro do Sul, e tem a própria sede na rua Matias Klein, 234, também no Centro.

 

AI

Veja mais imagens

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Vítima foi atingida com golpes de faca no rosto, pescoço e braço

Corsa Wind com placas de Fazenda Vilanova ficou capotado no canteiro Central

Vítima conduzia moto que colidiu contra um carro

Nos aspirantes o Largados venceu e o Laranjeiras largou na frente na final dos veteranos