Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 25 de abril de 2024

GM suspende produção por duas semanas em Gravataí

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A produção de carros na General Motors de Gravataí foi suspensa no final da tarde deste domingo e cerca de 10 mil trabalhadores iniciaram período de férias coletivas. A previsão é de que eles retomem as atividades daqui a duas semanas, em 29 de junho. A medida também afeta as empresas sistemistas da região, que fornecem peças para a montadora da Chevrolet.

A unidade já havia ampliado o sistema de folgas remuneradas, desde o mês passado, para minimizar o impacto da queda na produção. A empresa chegou a cogitar a extinção de um dos três turnos diários, o que pode levar à demissão de 3 mil metalúrgicos. Por enquanto, porém, todos os empregos e salários estão mantidos.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí (SMG) estima que as férias coletivas possam evitar ou, ao menos, retardar demissões no período de crise. Os pátios da montadora estão lotados de veículos Celta, Onix e Prisma desde o início do ano. A meta de produção foi reduzida – de 330 mil carros do ano passado para 285 mil neste ano. A GM informou os funcionários sobre a pausa nas atividades na última quarta-feira.

 

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também