Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Grupo de prevenção a recaída será lançado oficialmente dia 11 de julho

O projeto “A Tribo da Esquina” vai ser apresentado de forma oficial no dia 11 de julho em Bom Retiro do Sul. A iniciativa visa trabalhar na prevenção a recaídas com dependentes químicos. A programação de lançamento ocorrerá no endereço onde serão realizados os encontros do grupo – ao lado da antiga prefeitura, no bairro Centro Cidade Baixa – com início programado para as 17h.

O evento que marca o pontapé inicial desse trabalho, deve conta com a presença de autoridades do município, bem como assistentes sociais e conselheiros tutelares de várias cidades do Vale do Taquari.

Na noite serão realizadas palestras a respeito do assunto que é de suma importância nos dias atuais.

O Projeto

Com longa experiência, Nelson José Breuner (74) será o responsável pela condução dos encontros. (Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale)

Com longa experiência, Nelson José Breuner (74) será o responsável pela condução dos encontros. (Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale)

O consultor em dependência química Nelson José Breuner (74) será o responsável pela condução dos encontros que ocorrerão semanalmente, por duas horas em um período de 12 meses. Os participantes receberão as orientações de acordo com o modelo Minnesota de tratamento. Serão 12 pessoas em cada grupo, onde dois desses ocuparão vagas sociais – sem custo de participação. O material didático será dado pelo curso tendo como base o Manual de Prevenção a Recaída de Dr. Manoel Bertolote, Dr. Paulo Knapp e colaboradores.

Bom Retiro do Sul terá grupo de prevenção a recaída a partir de julho

O Minnesota trabalha os aspectos desintoxicação, internação e prevenção. Breuner explica que trabalhou durante anos com esse modelo de tratamento, e mais do que isso, também passou por ele. “Eu acredito muito nesse modelo de tratamento, pois foi com ele que me recuperei”.

Atualmente no Brasil, esse modelo de tratamento só é utilizado em São Paulo. Antigamente a Central de Lajeado também realizava essa prática na busca pela prevenção de recaídas.

 

Giro do Vale

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também