Giro do Vale

Giro do Vale

terça-feira, 23 de abril de 2024

RS terá predomínio de sol, mas segue com muito frio nesta sexta-feira

Um centro de alta pressão de 1033 hPa sobre o Rio Grande do Sul garante um dia de tempo ensolarado com amplos períodos de céu claro nesta sexta-feira. A parte mais forte da massa de ar polar alcança o Estado e traz um dia muito frio. O amanhecer será gelado com prováveis marcas negativas no Oeste e nos Aparados da Serra.

Há chance de geada negra em áreas de maior altitude do Nordeste do Estado. Mesmo com o sol, a tarde será fria. A sensação térmica será baixa no começo do dia ainda por efeito de vento. Volta a esfriar rapidamente ao entardecer e faz muito frio à noite. As temperaturas geladas só perdem força a partir da tarde de sábado.

As mínimas rondam -2°C em São José dos Ausentes e Santana do Livramento. As máximas, por sua vez, não passam de 15°C nos pontos mais quentes, como o Litoral Norte. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 4°C e 15°C.

O sábado deverá ser um dia bonito com amplos períodos de sol e céu claro, mas pode ter nevoeiro na região ao amanhecer. A madrugada ainda será muito fria, com mínimas de 3ºC a 5ºC nos pontos mais frios da cidade, não se descartando geada em alguns pontos. Os termômetros sobem mais à tarde, contudo, com máximas de 18ºC a 20ºC.

Dia com cara de inverno

A quinta teve muita cara de inverno. Começou com chuva forte em cidades do Centro e Norte do Estado. Em Porto Alegre, em só 12 horas, foram 66 mm no Centro ou metade da média histórica de chuva de junho todo, que é a terceira maior dos meses do ano. Volumes de 60 a 70 mm foram generalizados na Grande Porto Alegre.

Nos vales, choveu mais de 100 mm com alagamentos e transbordamentos de arroios, como em Teutônia. O ar polar de elevada pressão atmosférica afastou a chuva e veio, como previsto, com fortes rajadas de vento que derrubaram a sensação térmica. Na Argentina, algumas cidades da província de Buenos Aires amanheceram com sensação de -10ºC. O Porto de Rio Grande fechou pelo vento e o mar agitado.

 

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também