Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 25 de abril de 2024

RS terá sol entre nuvens e nova tarde quente nesta quinta-feira

O sol aparece com nuvens nesta quinta-feira, dia 30, na maioria das regiões. Algumas áreas, entretanto, devem ter períodos de maior nebulosidade, principalmente no Sul do Rio Grande do Sul.

O Estado segue sob a influência de uma massa de ar quente, o que traz outra jornada de temperatura elevada e muito acima da média histórica de julho. A manhã é amena e pode começar até com neblina isolada, mas esquenta rapidamente e a tarde é de calor com máximas próximas ou acima de 30ºC, especialmente no Noroeste.

As mínimas rondam os 9°C em São José dos Ausentes e Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar a 29°C em Santa Maria e Uruguaiana. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 16°C e 28°C.

A temperatura chegou a 31,4ºC na estação do Instituto Nacional de Meteorologia em São Gabriel, nesta quarta-feira. Santa Maria e Santa Rosa também tiveram máximas superiores a 30ºC à tarde. Nos vales e na Grande Porto Alegre, a maior presença de nuvens no período da manhã impediu aquecimento maior, mas São Leopoldo teve 27,3ºC de máxima.

O calor decorre do ingresso da massa de ar seco e quente que cobre grande parte do Brasil no Rio Grande do Sul. Temperatura elevada vai ser a regra nos próximos dias com várias outras jornadas ainda com máximas ao redor de 30ºC. A tendência, inclusive, é de reforço da massa de quente no território gaúcho na sexta e durante o fim de semana.

Em alguns dias, maior presença de nebulosidade poderá impedir aquecimento mais pronunciado em algumas regiões, mas as marcas nos termômetros estarão muito acima da média desta época do ano. Inexiste qualquer indicativo de frio intenso no curto e médio prazos no Estado.

 

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também