Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 28 de março de 2024

Agentes Comunitárias de Saúde de Bom Retiro do Sul recebem capacitação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na manhã da segunda-feira, dia 17, ocorreu o encerramento do Curso Introdutório para Agente Comunitário de Saúde, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Bom Retiro do Sul. O curso aconteceu no período de 3 à 17 de agosto, totalizando a carga horária de 40 horas. Foram apresentadas informações gerais sobre a função do profissional, e que irá ajudá-lo no melhor desenvolvimento de suas ações.

Durante o curso as profissionais aprenderam sobre os temas: O trabalho do Agente Comunitário de Saúde; Ética e sigilo profissional; A história da Saúde Pública; O Sistema Único de Saúde – SUS; Saúde do Adulto – da Mulher e do Homem; Saúde do Recém-nascido e da Criança; Saúde do Adolescente; Saúde Mental – Matriciamento; NAAB; Saúde do Idoso
Saúde Bucal, Vigilância em Saúde (vigilância sanitária, epidemiológica, ambiental saúde do trabalhador); Ações desenvolvidas pelo CRAS; Noções sobre organização e rotina da Secretaria Municipal de Saúde: farmácia, cadastros, E-SUS, agendamentos de consultas e exames, transportes.

O Secretário da Saúde e Ação Social Carlos Alberto da Silva Santos Jr salienta a importância deste curso, “o agente comunitário de saúde tem um papel muito importante no acolhimento, pois é membro da equipe que faz parte da comunidade, o que permite a criação de vínculos mais facilmente, propiciando o contato direto com a equipe. E este curso é de extrema importância, para que as agentes comunitárias desenvolvam suas atividades com qualidade”, saliente o secretário.

O agente comunitário de saúde – ACS é um personagem muito importante na implementação do Sistema Único de Saúde, fortalecendo a integração entre os serviços de saúde da Atenção Primária à Saúde e à comunidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, com ações de promoção e vigilância em saúde.
Implantação do ESF
Neste primeiro momento foi implantada a equipe do ESF – 1, que irá atender a população residente nos bairros Vila Barragem, Imigrante, São Francisco e Getúlio Vargas. Este público, que representa em torno de 27% do total de munícipes, foi mapeada em cinco micro áreas para melhor atendimento, sendo que haverá um agente comunitário de saúde responsável por cada uma dessas micro áreas. A referência de atendimento em Atenção Básica a essa população será o Posto de Saúde no bairro São Francisco.

A equipe técnica da ESF será composta por um médico clínico geral, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e cinco agentes comunitários de saúde.

O que é ESF?
A Estratégia de Saúde da Família é um programa que se propõe a atuar com a promoção, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes e manutenção da saúde da população.

Profissionais participantes 
Carlos A. da Silva Santos Júnior– Sec. Saúde e Assistência Social; Ana Paula Delwing– Enfermeira ESF; Marinalda Gisele Garcia– Enfermeira UBS; Abel Simionato– Téc. Enfermagem; Ataíde Gabriele– Téc. Enfermagem; Roseli Rodrigues Cristo– Fiscal Sanitária; Jorge Miguel Garbey Reyna– Médico ESF; Miriam Pletsch – Pediatra; Jeniffer Harth- Psicóloga; Luiza Helena Cézar– Coordenadora de Saúde; Camila Pletsch– Farmacêutica; Neuza L. D. Piccoli– Secretaria da Saúde; Tiele dos Santos- Digitadora; Cassiane Purper– Psicóloga; Camila Oliveira- Assistente Social; Denise Kerber– Coordenadora do CRAS e Karine Ventura de Carvalho– digitadora cadastro único.

 

AI

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também