Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Bom Retiro do Sul já vacinou cerca de 60% de crianças contra a poliomielite

Foto: Lucas Santos / Giro do Vale

Foto: Lucas Santos / Giro do Vale

No sábado, dia 15 ocorreu o Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil). No primeiro dia da campanha Bom Retiro do Sul imunizou 306 pequenos entre seis meses de idade e cinco anos incompletos. A meta estipulada para este ano é de vacinar 627 crianças. Ontem, mais 46 receberam a gotinha, aproximando de 60% da meta projetada.

O Secretário da Saúde e Ação Social Carlos Alberto da Silva Santos Jr., destaca o sucesso do dia “D”, “atingimos um percentual de 56,14% das crianças que devem receber a vacina, no nosso município. Entendemos que é um momento importante de prevenção e pedimos que os pais ou responsáveis, continue colaborando, para que consigamos atingir os 100% de imunização das nossas crianças”, salienta o secretário.

Durante a semana, o horário de atendimento para vacinação, será das 8h às 16h, de segunda à sexta-feira. Não haverá vacinação nas escolas ou creches, será somente no Posto de Saúde do Bairro São Francisco.

Os pais ou responsáveis devem levar a carteirinha de vacinação da criança, para que os profissionais possam avaliar se a criança deixou de receber alguma vacina do calendário do SUS.

A poliomielite

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, não leva a morte, mas deixa sequelas no sistema nervoso como paralisia irreversível, principalmente nas pernas.

Forma de contágio

A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também