Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 29 de março de 2024

Dia “D” de vacinação contra a poliomielite acontece neste sábado

Crianças de seis mesas a cinco anos incompletos devem receber a gotinha. (Foto: Divulgação)

Crianças de seis mesas a cinco anos incompletos devem receber a gotinha. (Foto: Divulgação)

Neste sábado, dia 15 acontece o Dia “D” da campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite – Paralisia Infantil e Multivacinação. Serão vacinadas crianças de seis meses a cinco anos incompletos. Os municípios estarão mobilizados através das secretarias da Saúde para atingir a meta do Ministério da Saúde que é vacinar 12 milhões de pequenos.

Em Bom Retiro do Sul as gotinhas serão aplicadas no Posto de Saúde do Bairro São Francisco das 8h até as 17h sem fechar ao meio dia. A campanha estende-se até o dia 31 de agosto. Após o Dia “D” será possível também que as crianças recebam a dose da vacina de segunda à sexta-feira no Posto do Bairro São Francisco no horário das 8h às 16h. Não haverá vacinação nas escolas ou creches do município

Os pais ou responsáveis devem levar a carteirinha de vacinação da criança, para que os profissionais possam avaliar se ela deixou de receber alguma vacina do calendário do SUS.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar 12 milhões de crianças contra a doença neste ano em todo o país.

A poliomelite

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, não leva a morte, mas deixa sequelas no sistema nervoso como paralisia irreversível, principalmente nas pernas. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

 

Giro do Vale

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também