Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 25 de abril de 2024

RS terá sol entre nuvens e alívio no abafamento neste sábado

O sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul no decorrer do sábado com períodos de maior nebulosidade em algumas áreas. Não se afasta chuva localizada em pontos do Sul e do Leste gaúcho à medida que o ingresso de ar mais ameno encontra a massa de ar quente nestas regiões e pode favorecer instabilidade.

A massa de ar mais frio é impulsionada por ciclone na costa argentina e traz um dia mais agradável no Sul gaúcho e parte do Leste. O Centro, Oeste e o Norte do Estado seguem influenciados pela grande massa de ar seco e quente, com abafamento.

As mínimas rondam os 10°C em Santana do Livramento e os 12°C em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, podem chegar a 29°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 17°C e 25°C.

Agosto começa e ainda existem áreas alagadas na Grande Porto Alegre pelos volumes recordes de chuva em alguns pontos registrados no mês de julho. O mês extraordinariamente chuvoso, com anomalias de precipitação 300% a 800% acima da média em muitas cidades do Sul do Brasil, naturalmente traz a curiosidade se agosto repetirá o dilúvio.

A probabilidade é outro mês com chuva acima dos padrões históricos em muitos pontos do Sul do país pelo impacto do El Niño. Não necessariamente será tão chuvoso quanto foi julho na maioria das áreas, mas há o risco de novos eventos de chuva excessiva na região.

A projeção da MetSul é que a primeira metade do mês tenha precipitação abaixo da média em face do padrão do bloqueio atmosférico que manterá a temperatura muito acima da média, mas durante a segunda metade de agosto a chuva deve aumentar bastante, em particular nos últimos 10 dias do mês. O trimestre setembro a novembro é que mais preocupa por chuva excessiva e altíssimo risco de enchentes.

 

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também