Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Sábado será ensolarado com tarde quente no RS

Há dez anos, em 29 de agosto de 2005, um tornado categoria F3 na escala Fujita com vento superior a 200 km/h arrasou o pequeno município de Muitos Capões, no Alto Uruguai. Neste sábado, contudo, o dia será lindo no Rio Grande do Sul, outra vez com o predomínio do sol e amplos períodos de céu claro.

O Estado está sob influência de ar muito seco e de alta pressão, o que trará grande amplitude térmica. De novo, a madrugada será fria e com chance de geada na Serra e Aparados. Com ingresso de ar quente, esquenta muito e a tarde terá calor com máximas elevadas.

As mínimas rondam os 4°C em São José dos Ausentes e os 5°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, devem atingir 31°C em Santa Rosa e Santa Cruz do Sul. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 9°C e 31°C.

A madrugada dessa sexta-feira foi a mais fria do mês até agora em grande número de cidades, consequência muito mais da atmosfera seca do que pela intensidade da massa de ar frio. As mínimas ficaram abaixo de 5ºC em várias regiões, com marcas perto de 0ºC nas áreas de maior altitude do Nordeste do Estado.

Em Santa Catarina, houve mínimas negativas com -1,8ºC em Urupema. Houve geada tanto nas áreas de altitude do Rio Grande do Sul como de Santa Catarina, o que é má notícia pelos potenciais prejuízos para a fruticultura. A temperatura muito acima da média em julho e agosto, com só 25% do normal de horas de frio (horas com menos de 7ºC), fez com que as plantas entrassem em fase de floração e formação de frutos um mês antes do normal. Casos do pêssego, ameixa, uva e maçã.

Geada agora pode trazer danos. E vem mais frio. Esquenta neste fim de semana e segunda, porém massa de ar polar de maior intensidade ingressa terça e a primeira semana de setembro deve ter várias madrugadas frias com provável geada.

 

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também