Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Saiba como funcionará a paralisação de Escolas Estaduais em Bom Retiro do Sul

 

Em frente ao CEJA, faixa e cartaz externaram o protesto contra o parcelamento de salários. (Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale)

(Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale)

O anúncio do parcelamento de salários feito na manhã desta segunda-feira, dia 31, pelo Governador José Ivo Sartori, confirmou o que já vinha sendo noticiado desde o sábado, dia 29, quando extratos bancários de servidores revelaram a previsão de depósito de apenas R$ 600 nas contas. Com isso, setores como a segurança pública e a educação desencadearam paralisações em forma de protesto contra a medida do governo.

Em Bom Retiro do Sul, as quatro escolas estaduais atenderam normalmente aos alunos nesta segunda-feira, porém terão algum tipo de paralisação da terça-feira, dia 1º, até a quinta-feira, dia 3. Além de protestar contra o parcelamento de salário, essa também é uma forma de manifestação pela valorização dos profissionais. Veja como fica a situação de atendimento em cada escola.

Colégio Estadual Jacob Arnt (CEJA)

O Colégio Estadual Jacob Arnt paralisa por completo suas atividades na terça-feira, dia 1º. Nos dois dias seguintes, apenas alunos do 1º ao 5º ano serão atendidos na instituição. Na sexta-feira as aulas serão retomadas normalmente. Ainda na terça-feira o CEJA promove um ato em favor da educação, com concentração a partir de 17h30 em frente ao educandário e de lá está prevista uma caminhada passando pelo Centro da cidade. São convidados a participar do ato, alunos, pais, e servidores das instituições estaduais. Na sexta-feira, dia 4, as atividades voltam ao normal. O CEJA atende 712 alunos e conta com um quadro de 49 servidores.

Escola Estadual de Brasília

A Escola Estadual de Brasília, localizada no Bairro São João, irá paralisar por completo suas atividades de terça-feira, dia 1º até a quinta-feira, dia 3. Na sexta-feira as aulas voltam ao normal. O educandário que conta com 25 servidores no atendimento de 270 alunos retoma a normalidade das atividades na sexta-feira, dia 4.

Escola Estadual Otávio Augusto de Faria

Outra escola que irá paralisar por completo suas atividades durante os três dias de mobilização é a Escola Estadual Otávio Augusto de Faria. O educandário promoveu reunião com os pais de alunos expondo a situação e decidiram em conjunto pela paralização. Na sexta-feira os alunos retornam às salas de aula. A escola atende atualmente 126 alunos, e conta com 13 servidores.

Escola Estadual de Pinhal

Já a Escola Estadual de Pinhal terá paralisação parcial. Segundo a direção da instituição, os professores que quiserem paralisar, poderão o fazer, e terão o apoio dos demais. Porém como muitos pais trabalham durante o dia, e seus filhos permanecem na escola que conta com o turno integral do Mais Educação, haverá atendimento normal. A escola que fica na localidade de Pinhal, interior do município, atende 68 estudantes e conta com um quadro de 10 servidores.

Desfile da Pátria

No domingo será realizado o Desfile da Pátria em Bom Retiro do Sul e todas as escolas devem participar normalmente da atividade cívica.

 

Giro do Vale

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também