Giro do Vale / Agricultura / Bom Retiro do Sul

Bom Retiro do Sul sediou curso sobre derivados do leite

Produtores de Bom Retiro do Sul e Taquari participaram da iniciativa

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Agricultoras dos municípios de Bom Retiro do Sul e Taquari reuniram-se durante de 26 a 28 de janeiro para um Curso de Derivados do Leite. O evento foi realizado no pavilhão da comunidade São Francisco de Assis na Localidade de Faxinal do Silva Jorge, em Bom Retiro do Sul, e teve como objetivo apresentar formas para diversificar a alimentação das famílias e agregar valor a matéria prima produzida nas propriedades.

O curso foi organizado pelas extensionistas da EMATER/RS – ASCAR dos dois municípios e ministrado pela Médica Veterinária Dioni Quadros do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/RS).

Foram ensinadas técnicas de manipulação e higiene durante a fabricação de produtos, iniciando pela pasteurização do leite, técnica essencial para livrar o alimente tanto de bactérias nocivas a saúde, quanto daquelas que diminuem o tempo de consumo dos produtos. Além das técnicas que visam à adoção de boas práticas durante a fabricação, as 14 agricultoras aprenderam receitas de processamento de queijos, doce de leite, leite condensado, iogurte, bebida láctea, entre outros.

Segundo as participantes, o curso foi de grande valia por utilizar produtos que já possuem e ter a garantia de consumo de um alimento seguro, além de propiciar a integração entre as mulheres com a troca de vivências e informações.

 

AI

Veja mais imagens

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Temperaturas devem ultrapassar a casa dos 30°C na região norte do Estado

No dia do aniversário de 116 anos, Tricolor presenteia o torcedor com boa atuação

Pottker marcou duas vezes na vitória por 3 a 1

Equipe venceu o Fluminense e terminou a primeira fase em terceiro lugar na Chave D