Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Terça começa abafada e tem aumento de instabilidade no RS

Instabilidade por sistema frontal traz chuva desde cedo no Oeste e Sul do Estado nesta terça-feira. No decorrer do período, fraca frente fria avança e muda o tempo do Centro para o Norte do Rio Grande do Sul que começam o dia com sol, nuvens, calor e forte abafamento. Ao encontrar a massa de ar quente, a frente pode provocar chuva localmente forte a intensa, e temporais isolados com risco de vento forte.

Antes da chuva, a sensação será de forte abafamento e o dia deve amanhecer com temperatura alta após uma madrugada muito quente na maioria das regiões. Com a chuva deverá refrescar, mas não muito.

As mínimas rondam os 18°C em São José dos Ausentes e os 19°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem alcançar os 33°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 24°C e 33°C. No Litoral Norte, as temperaturas se alternam entre 22°C e 31°C.

A segunda-feira de Carnaval foi marcada por tempo muito quente e abafado no Estado com máximas muito altas nos vales e na Grande Porto Alegre e que em algumas cidades chegaram a marcas de 37ºC a 38ºC, caso da Capital. Como esperado, o calor combinado à umidade provocou áreas de instabilidade bastante localizadas com grandes nuvens de desenvolvimento vertical. Em diversas regiões houve pancadas de chuva esparsas que muito isoladamente foram até fortes e com rajadas de vento.

Nesta terça, a instabilidade tende a ser mais ampla com chuva em um maior número de cidades do Rio Grande do Sul. Ainda assim as precipitações tendem a ser muito irregulares com pouco ou quase nada em alguns pontos e altos volumes em curto período em locais próximos.

 

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também