Giro do Vale

Giro do Vale

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Agricultores bom-retirenses são beneficiados com equipamentos dos recursos da PPC

Vice-prefeito Paulo André Eidelwein participou da entrega dos implementos juntamente com representantes da Emater/RS-Ascar e do presidente da APSAT. (Foto: Divulgação)

Vice-prefeito Paulo André Eidelwein participou da entrega dos implementos juntamente com representantes da Emater/RS-Ascar e do presidente da APSAT. (Foto: Divulgação)

Na última semana, a Associação de Prestação de Serviço e Assistência Técnica (APSAT) que presta serviços de preparo do solo nas lavouras para pequenos agricultores de Bom Retiro do Sul, recebeu uma colhedora de forragens, um distribuidor de adubo orgânico e calcário, e uma carreta metálica basculante. O vice-prefeito Paulo André Eidelwein, prefeito em exercício, entregou os implementos ao presidente da APSAT, na companhia de representantes da Emater/RS-Ascar.

Os implementos foram adquiridos através da Consulta de Participação Popular e Cidadã (PPC) 2013/2014 devendo beneficiar grupos de agricultores organizados e destinados à associação, tendo o projeto técnico elaborado pela Ascar/Emater-RS do município.

O valor investido para o fortalecimento da cadeia do leite, votado conforme prioridade na PPC, foi de aproximadamente R$ 49,5 mil, sendo 80% deste recurso à fundo perdido e o restante será pago como contrapartida da Prefeitura Municipal em apoio ao desenvolvimento agrícola do setor primário.

Para o exercício 2012/2013 foi escolhida como prioridade a cadeira produtiva do leite. Naquela oportunidade 35 produtores receberam insumos para o plantio pastagem perene. Para 2015/2016 foi votado como prioridade o investimento em implementos para cadeia do leite, no valor de R$ 30 mil.

Com a aplicação destes recursos, os agricultores podem ampliar e melhorar a produção agrícola. Isso também contribui para a qualidade de vida das famílias rurais do município. A votação do PPC ocorre todos os anos, contemplando várias áreas.

Em 2016 foram definidas pelo governo do estado as áreas de saúde, educação, desenvolvimento econômico, ciência e tecnologia, agricultura e pecuária, e desenvolvimento rural e cooperativismo. É importante que toda a população participe deste momento de escolha de prioridades de investimentos governamentais no município, A votação ocorre geralmente no mês de agosto.

AI

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também