Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Pessoas próximas de Lula são alvos de operação da PF

Pessoas ligadas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva são alvos de uma operação da Polícia Federal (PF), deflagrada na manhã desta sexta-feira na cidade de Santos, em São Paulo. Segundo informações da PF, a ofensiva chamada de Janus seria um desdobramento de um inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) e tem objetivo de cumprir quatro mandados de busca e apreensão, dois de condução coercitiva e cinco intimações.

Conforme a PF, o objetivo da investigação é verificar se contratos da Odebrecht com uma empresa do ramo de construção civil em nome de parentes de um ex-agente público foram utilizados para o pagamento de vantagens indevidas.

A investigação começou com o envio para a PF de um Procedimento de Investigação Criminal do Ministério Público Federal que pretendia investigar se a construtora Odebrecht teria, entre os anos de 2011 e 2014, pago propina em troca de facilidades na obtenção de empréstimos de interesse da multinacional junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).

Obra em Angola 

As medidas cumpridas hoje têm como meta esclarecer quais razões para a Odebrecht ter celebrado contratos, entre 2012 e 2015, com uma empresa de construção civil de pequeno porte com sede em Santos para a realização de obras complexas em Angola.

De acordo com a investigação, apenas pelos serviços nas obras de reforma do complexo hidrelétrico de Cambambe, a empresa recebeu R$ 3,5 milhões. A obra recebeu do BNDES financiamento que totalizava 464 milhões de dólares.

Janus

O nome da operação é uma referência ao Deus romano Janus (ou Jano). A menção à divindade latina de duas faces, que olha ao mesmo tempo para o passado e para o futuro, quer mostrar como deve ser realizado o trabalho policial.

 

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também