Giro do Vale

Giro do Vale

sábado, 20 de abril de 2024

Bom Retiro do Sul representou a Região em debate sobre o futuro do carnaval no RS

Foto: Luiz Pedro Fraga / CETE / Divulgação

Lene Petry representou Bom Retiro do Sul e o Vale do Taquari no fórum. (Foto: Luiz Pedro Fraga / CETE / Divulgação)

O Centro de Estudos e Pesquisas de Tema Enredo e Memória do Carnaval (CETE) organizou o 1º Fórum “Debatendo o Futuro do Carnaval no RS”. O evento ocorreu no sábado, dia 25, na sala João Neves da Fontoura (Plenarinho), na Assembleia Legislativa do RS, em Porto Alegre. Bom Retiro do Sul representou o Vale do Taquari na programação.

Neste fórum reuniram-se representantes das ligas, associações e entidades organizadoras do carnaval em Porto Alegre e nas cidades do interior do Estado. Mais de 20 municípios estiveram representados.

A coordenadora da Cultura e também presidente da Escola de Samba Inhandava Lene Petry esteve presente na mesa de debates, falando sobre as experiências da realização do Carnaval em Bom Retiro do Sul e Vale do Taquari.

O objetivo do evento foi debater o futuro do carnaval nesses tempos de crise financeira e propor soluções para que a festa popular se mantenha e continue viva.

Conforme Lene Petry, a difícil situação enfrentada pelos municípios, de pequeno a grande porte em relação ao Carnaval é a mesma. Porém, o carnaval é uma cultura popular e deve ser respeitada e preservada, pelo fato de ser um direito garantido pela Constituição Federal e Lei Orgânica dos municípios. Em Bom Retiro do Sul este direito também está garantido no Plano Municipal de Cultura, o qual foi elaborado e aprovado pela sociedade civil e poder público, tornando-se Lei aprovada pela Câmara de Vereadores.

Pesquisa realizada pela Famurs apontou que 151 municípios gaúchos não destinaram recursos para a realização do Carnaval de Rua em 2016.

Lene destaca que a participação neste fórum de debates sobre o futuro do carnaval no RS foi de extrema importância para o futuro desta festa popular em Bom Retiro do Sul e, também, da região.

 

AI Prefeitura

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também