Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Grêmio vence o Santos e assume segunda colocação do Brasileiro

Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação

Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação

O Grêmio venceu o Santos, na noite desta quarta-feira, na Arena, e assumiu a segunda colocação do Campeonato Brasileiro com 21 pontos. O Tricolor abriu vantagem cedo com Giuliano e ampliou com Douglas ainda no primeiro tempo. Entretanto, sofreu dois gols e só foi conseguir o da vitória aos 44 minutos do segundo tempo com o lateral Marcelo Hermes.

Com a derrota do Inter para o Flamengo, o Tricolor ultrapassou o tradicional adversário. O Palmeiras joga na quinta-feira contra o Figueirense, às 19h30min, na Arena Palmeiras, e, no caso de uma derrota, permanecerá a um ponto do clube gaúcho.

O próximo compromisso do Grêmio é o Gre-Nal de domingo, às 11h, no estádio Beira-Rio. Já o Santos recebe a Chapecoense, na Vila Belmiro, no mesmo dia, mas às 16h.

Grêmio marca no início e no fim do primeiro tempo

Mais uma vez, o Tricolor utilizou o expediente de sair pressionando o adversário logo após o apito inicial do árbitro e deu certo. A dois minutos, Everton bateu de fora da área, o goleiro Vanderlei espalmou e, no rebote, Giuliano empurrou para o fundo das redes. Grêmio 1×0 Santos. Um minuto depois, Luan bateu escanteio, a defesa afastou de cabeça, Douglas pegou a sobra e chutou forte para o meio da área. Thyere cabeceou, a bola bateu na testa do zagueiro e passou sobre o travessão de Grohe.

Após a abertura do placar, os comandados de Roger Machado passaram a aguardar o adversário próximo a linha do meio de campo para se defender com mais jogadores e contra-atacar em velocidade. Com gramado para atuar, o Santos passou a dominar as ações ofensivas, mas tinha extrema dificuldade para superar o sistema defensivo do Grêmio.

Em uma oportunidade isolada, aos 28, Douglas passou para Jaílson, pela esquerda de ataque. O volante lançou para Giuliano, dentro da área, e o meia chutou. Vanderlei salvou com a perna. Nos últimos 10 minutos da primeira etapa, o Grêmio voltou a crescer e passou a atacar o Santos. Aos 44, Everton recebeu passe de costas para a área, girou, passou pelo marcador e, quando ia receber a pressão de dois marcadores, chutou. Vanderlei espalmou e Douglas chutou para o fundo das redes. Grêmio 2 a 0.

Santos desconta e Tricolor faz o gol da vitória aos 44 minutos

No retorno para a segunda etapa, o Santos partiu para tentar uma pressão sobre o Grêmio. Logo a um minuto, Gabriel arriscou de fora da área, a bola quicou e Grohe fez defesa segura. Dois depois o Tricolor reagiu. Everton recebeu passe dentro da área e chutou, a bola atravessou a pequena área e saiu próximo ao poste esquerdo de Vanderlei.

Ao contrário do primeiro tempo, quando o Grêmio esperou o adversário, os comandados de Roger Machado passaram a ter uma postura mais ofensiva. Aos sete, Luan fez lançamento para Giuliano, pelo lado direito de ataque. O meia avançou e chutou. Vanderlei espalmou pela linha de fundo. Dois minutos depois, Grohe salvou o Tricolor. Thiago Maia lançou Victor Ferraz, dentro da área. Grohe fechou o ângulo e evitou o gol com o pé.

A pressão santista rendeu frutos aos 20 minutos. Após escanteio cobrado na esquerda de ataque, Luiz Felipe desviou de cabeça na grande área e Copete, sem marcação, chutou para o fundo das redes. Grêmio 2×1 Santos.

Aos 22, Thyere afastou errado, a bola caiu para Thiago Maia, que chutou, mas a bola saiu desviada próximo ao poste esquerdo de Grohe. Dois minutos depois, Douglas fez excelente lançamento da direita de ataque para Luan, sozinho, dentro da área. O atacante cabeceou, mas a bola passou rente ao poste direito de Vanderlei.

Depois de perder Thyere por lesão, aos 36 minutos, Luan foi dar uma arrancada e colocou a mão no posterior da coxa esquerda, sinalizando lesão. Imediatamente foi substituído por Bobô, mas, após atendimento, levantou e foi caminhando para o vestiário. Um minuto depois, Zeca chutou de fora da área no canto esquerdo de Grohe e deixou tudo igual. Grêmio 2×2 Santos.

Após o gol, o Tricolor voltou a pressionar com a entrada do jovem Guilherme e a mudança de postura foi recompensada aos 44. Giuliano passou por dois e lançou Marcelo Hermes dentro da área. O lateral chutou fraco, mas fora do alcance de Vanderlei. Grêmio 3×2. Após o gol, o Tricolor seguiu pressionando, mas não conseguiu mais ampliar.

Brasileirão 2016 – 12ª Rodada

Grêmio

Marcelo Grohe; Edílson, Rafael Thyere (Marcelo Hermes), Fred e Marcelo Oliveira; Walace, Jaílson, Giuliano, Douglas e Everton; Luan (Bobô).

Técnico: Roger Machado.

Santos

Vanderlei; Victor Ferraz, Gustavo Henrique (Yuri), Luiz Felipe e Zeca; Thiago Maia, Renato, Lucas Lima e Vitor Bueno (Copete); Rodrigão e Gabriel.

Técnico: Dorival Júnior.

Gols: Giuliano (2min/1ºT), Douglas (44min/1ºT) e Marcelo Hermes (44min/2ºT); Copete (20min/2ºT) e Zeca (37min/2ºT)

Cartões amarelos: Walace, Edílson e Douglas (G) e Yuri, Zeca e Lucas Lima (S)

Público: 14.865

Renda: R$ 363.345,00

Árbitro: Eduardo Valadão (GO).

Auxiliares: Alessandro A Rocha de Matos (Fifa/BA) e Bruno Raphael Pires (Fifa/GO).

Local: Arena, em Porto Alegre (RS).

 

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também