Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Bom Retiro do Sul teve curso de produção de derivados do Leite

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nos dias 25 a 27 de outubro, foi realizado em Bom Retiro do Sul o curso de “Produção de Derivados do Leite”. A atividade foi desenvolvida na comunidade de Cruz das Almas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), em uma parceria entre a Emater/RS-Ascar e o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do município.

O curso foi ministrado pelo Instrutor do SENAR, Médico Veterinário Cláudio Rocha e teve duração de 24 horas. Foram capacitadas nove pessoas, moradoras da localidade de Cruz das Almas e também das localidades de São João e Beira do Rio. Para muitas das participantes o curso foi uma oportunidade de qualificar o trabalho que já fazem na produção caseira de queijo, doce de leite entre outros produtos.

Como os demais cursos, o objetivo foi de capacitar e incentivar as mulheres do meio rural ao aproveitamento e preparo de diversos produtos derivados de leite como queijo minas frescal, iogurte, queijo ricota, doce de leite, rapadura de leite, käs schimier, requeijão cremoso, pasteurização da nata e fabricação da manteiga, além de abordar a qualidade do produto, embalagem e comercialização e ainda as boas práticas de fabricação.

No encerramento do curso houve degustação dos produtos, integração e auto-avaliação das participantes. A Coordenadora do CRAS Denise Kerber, e as representantes do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar estiveram presente para o encerramento.

 

AI

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também