Giro do Vale / Geral / Vale do Taquari

Chuva deve parar nesta quinta-feira, mas retorna no domingo

Alto volume de água vem causando transtornos no Vale do Taquari.

Desde domingo, dia 16, a região do Vale do Taquari já somou mais de 300 milímetros de chuva. Para o meteorologista da MetSul Meteorologia, Luiz Fernando Nachtigall, o alerta de que chuvas fortes afetariam nossa região já estava dado há pelo menos uma semana.

Além disso, Nachtigall destaca que a partir desta quinta-feira, dia 20, o tempo deve melhorar, porém, domingo a chuva deve retornar de maneira regular, sem volumes tão altos que provoquem transtornos.

O elevado índice de água já provocou enxurradas em diversas cidades do Vale, além de bloqueios de vias e deslocamentos de famílias.

O meteorologista explica o motivo das fortes chuvas. “O que gera instabilidade são os sistemas de baixa pressão que se organizam e acabam concentrando umidade”, relata.

Além disso, o profissional explica que o El Niño – fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no Oceano Pacífico Tropical -, foi muito intenso, e foi se neutralizando, sem apresentar anomalias. “Nós temos um quadro de normalidade”, afirma.

Já o fenômeno oposto ao El Nino, o La Nina, tem uma perspectiva de manifestação moderada durante o decorrer do fim da primavera e no verão.

 

Grupo Independente

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Foto: Reprodução / RBS TV

Voto popular vai definir o vencedor entre as três entidades tradicionalistas que estão na disputa.

Foto: Juliano Beppler / Giro do Vale / Arquivo

Primeiro jogo acontece neste domingo, e o jogo da volta na próxima semana.

Foto: Divulgação / PRF

Após a colisão, veículos pegaram fogo.

Foto: Divulgação

Vítima sofreu apenas escoriações e foi atendida no Hospital Ouro Branco de Teutônia.