Giro do Vale / Geral / Vale do Taquari

Chuva deve parar nesta quinta-feira, mas retorna no domingo

Alto volume de água vem causando transtornos no Vale do Taquari.

Desde domingo, dia 16, a região do Vale do Taquari já somou mais de 300 milímetros de chuva. Para o meteorologista da MetSul Meteorologia, Luiz Fernando Nachtigall, o alerta de que chuvas fortes afetariam nossa região já estava dado há pelo menos uma semana.

Além disso, Nachtigall destaca que a partir desta quinta-feira, dia 20, o tempo deve melhorar, porém, domingo a chuva deve retornar de maneira regular, sem volumes tão altos que provoquem transtornos.

O elevado índice de água já provocou enxurradas em diversas cidades do Vale, além de bloqueios de vias e deslocamentos de famílias.

O meteorologista explica o motivo das fortes chuvas. “O que gera instabilidade são os sistemas de baixa pressão que se organizam e acabam concentrando umidade”, relata.

Além disso, o profissional explica que o El Niño – fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no Oceano Pacífico Tropical -, foi muito intenso, e foi se neutralizando, sem apresentar anomalias. “Nós temos um quadro de normalidade”, afirma.

Já o fenômeno oposto ao El Nino, o La Nina, tem uma perspectiva de manifestação moderada durante o decorrer do fim da primavera e no verão.

 

Grupo Independente

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Material estava em tonéis, e foi levado em ação que durou cerca de 5 minutos.

O suspeito, que já foi três vezes preso por furto em pouco mais de um mês, estava no interior do carro.

Veículo estava abandonado em uma rua do Bairro Pinheiros.

Decisões no mês de agosto fazem comissão técnica pensar em preservar jogadores importantes.