Giro do Vale

Giro do Vale

terça-feira, 23 de abril de 2024

Gabarito do Enem será divulgado na quarta-feira

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado neste sábado e domingo em todo Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o gabarito da prova será divulgado na quarta-feira, dia 9 de novembro, na própria página do Inep ou no aplicativo do Enem.

Mais de 8 milhões de pessoas participarão das provas que terão três novidades na edição de 2016 – a segunda maior edição, atrás apenas da de 2014. Para quem for realizar o exame, tem que ficar atento para as novidades que marcam a edição deste ano. A primeira será a coleta do dado biométrico feito pelo chefe da sala e a utilização de detectores de metais na entrada e saída dos banheiros. Esta é a primeira vez que os inscritos podem acompanhar todas as fases do exame por um aplicativo para tablets e smarthphones.

Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h (horário de Brasília). A aplicação das provas está marcado para começar às 13h30min. No primeiro dia do Enem serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciência da Natureza e suas Tecnologias, com a duração de 4 horas e 30 minutos. No domingo, será a vez de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, podendo ser realizado até em 5 horas e 30 minutos. Cada uma das provas do Enem são compostas por 45 questões objetivas de múltipla escolha cada.

O que pode levar

O inscrito terá que levar, obrigatoriamente, um documento de identificação original com foto e uma caneta esferográfica de tinta preta em material transparente. O uso de outra cor poderá comprometer a leitura ótica do cartão-resposta.

Os documentos válidos que serão aceitos são: Cédulas de identidade (RG) emitida por Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal; Identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que, por lei, tenham validade como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), emitida após 27 de janeiro de 1997; Certificado de Dispensa de Incorporação; Certificado de Reservista; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997; Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006;

Recomenda-se levar também o Cartão de Confirmação da Inscrição, embora ele não seja obrigatório, para conferência do endereço do local de aplicação e da sala. Ele é disponibilizado na Página do Participante no aplicativo.

Escolas ocupadas

A ocupação de escolas no Brasil irá afetar 1.957 estudantes no Rio Grande do Sul que terão as provas adiadas. Estes inscritos só irão fazer a prova nos dias 3 e 4 de dezembro, segundo informações do Inep. A lista final de instituições ocupadas foi divulgada nesta sexta-feira.

Em solo gaúcho, 232 alunos iriam realizar o Enem em Bagé. Outros 300 tinham a prova marcada em Camaquã, enquanto 778 estudantes deveriam fazer o exame em São Vicente do Sul. Em Sapucaia do Sul, 647 pessoas também só poderão fazer o Enem em dezembro.

No Rio Grande do Sul, dos 793 locais destinados a receber a prova, quatro foram ocupados por estudantes que protestam contra a PEC 241, que congela os gastos do governo federal por 20 anos. O índice de ocupação em relação ao total é de 0,50%, enquanto o índice de participantes afetados é de 0,47%.

 

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também