Giro do Vale

Giro do Vale

sábado, 20 de abril de 2024

Japão tem alerta de tsunami após terremoto de 7,3 graus no Pacífico

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Centro de Alerta de Tsunami no Pacífico (PTWC, na sigla em inglês) emitiu aviso emergencial para tsunamis na costa do Japão. Um terremoto de 7,3 graus na escala richter, conforme medição preliminar, foi registrado na costa leste do país asiático, na região de Honshu e Fukushima.

Os tremores ocorreram por volta das 19h no horário de Brasília, já de manhã no território japonês. Conforme o PTWC, as ondas podem variar entre um metro e três metros acima do normal. Desta maneira, não deverá ser um evento cataclísmico, porém, há risco para as populações costeiras.

A primeira cidade que pode ser atingida é a de Katsuura, por volta das 19h50min do horário brasileiro. Também são ameaçadas Kushiro, Hachonohe, Shimizu e Nobeoka.

Em março de 2011, um terremoto de 9,0 graus de magnitude provocou um tsunami na costa nordeste do Japão, deixando mais de 18.000 pessoas mortas ou desaparecidas, e derretendo três reatores da usina nuclear de Fukushima, o que provocou a liberação de uma grande quantidade de material radioativo.

Em abril passado, dois fortes terremotos atingiram a província de Kumamoto, no sul do Japão, e foram seguidos por mais de 1.700 tremores secundários, deixando pelo menos 50 mortos e causando danos generalizados.

 

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também