Giro do Vale / Bom Retiro do Sul / Economia

Granja de ovos mais moderna do Brasil inicia atividades em Bom Retiro do Sul

Empresário espanhol está investindo um total de R$ 12 milhões no município.

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale

No campo surge mais um reforço para a economia de Bom Retiro do Sul. Um dos investimentos anunciado durante os últimos meses começa a operar na localidade de Mundo Novo. Na segunda-feira, dia 12 a Granja Larassa inicia as atividades produtivas em um de seus núcleos. A empresa trabalhará na produção de ovos férteis e projeta para fevereiro o início das atividades do segundo núcleo.

O processo de produção é totalmente automatizado, o que torna essa granja a mais moderna do gênero no país. Para se ter uma ideia, é possível acompanhar dados como umidade do ar, temperatura do ambiente, níveis de ração e água, em qualquer parte do mundo, via internet. Até mesmo a quantidade de ovos que passam pelas esteiras podem ser acompanhadas a distância.

Segundo o responsável pela gerência da granja Cleber de Andrade Alves a projeção é de que sejam produzidos em cada núcleo, aproximadamente 9,5 milhões de ovos férteis. Sobre a estrutura ele ainda destaca que as paredes e o teto são revestidos com tecnologia isotérmica de forma que o ambiente fique climatizado para as aves.

Cada núcleo irá abrigar cerca de 53 mil aves divididas em 4 aviários. Em cada aviário serão acomodadas 12 mil galinhas e 1,2 mil galos. Para alimentar os animais de um núcleo a projeção é de que sejam necessárias 8 toneladas de alimentos por dia.

Um sistema de luzes vermelhas é utilizado para induzir as galinhas a colocarem os ovos nos ninhos. Na sequência através dos equipamentos, os ovos vão para uma esteira que leva a produção até o ponto final, para ser carregado em caminhões que levam esses ovos até o seu destino.

Na segunda-feira chega a primeira remessa de aves ao local. Até o dia 15 chegam as demais aves para completarem a lotação do primeiro núcleo.

Já está programado para dia 18 de fevereiro o início das atividades do segundo núcleo. Os equipamentos estão vindo da Espanha para o Brasil e devem chegar nos próximos dias para que possam ser instalados na estrutura física.

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale

A granja também conta com casas para que os funcionários morem no local. Serão cerca de oito funcionários em cada núcleo.

A empresa que foi instalada em uma área de 16.000 m² com um investimento de R$ 12 milhões, deve gerar um bom retorno adicionado aos cofres do município, e além disso, reforça a ideia de diversificação econômica.

O investidor espanhol já manifestou interesse em realizar outros investimentos no município no futuro.

 

Giro do Vale

Veja mais imagens

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Comentários

  1. Jessica disse:

    A onde fica a empresa???

  2. anderson disse:

    Excelente tecnologia e estrutura. PARABENS.

  3. Adair Maria disse:

    Gostaria imensamente de trabalhar em um aviário. Cresci na lida com os animais. Sinto muita saudade.

  4. Mara Rohrig disse:

    Parabéns pela iniciativa,excelente tecnologia e estrutura.

  5. raimundo zastavni disse:

    estou a procura de emprego

  6. Sandra pagotto disse:

    Precisávamos de uma empresa nesse ramo deste porte. Meu filho é campeão de físico turismo e a minha nora também. Come bastante ovos e frango. Muito. Nome dele é Allan pagotto quem sabe vocês podem patrocinar a los

    • Juvenal Ferreira disse:

      Excelente negócio! Só poderia vim de fora mesmo. Parabéns a esse nobre espanhol que ainda acredita no nosso pais. Investir uma grana desse porte num pais a onde os representantes do povo são na grande maioria ladrão de alta periculosidade, a onde o senado federal em Brasília junto com a câmera dos deputados são todos uma corja de criminosos, só por Deus mesmo. Desejo boa sorte!

  7. Anônimo disse:

    Parabéns trabalho mais de 13 anos em uma empresa de alimentos e nunca tinha visto uma granja com imensa tecnologia fico feliz em saber que outros países estão investindo no nosso país, que venham sempre mais….

  8. Gicelda Paz loy disse:

    Bom dia! Você tem interesse em ter outro investimento na região?!Queria conhecer o projeto e a viabilidade quem sabe um dia ter meu proprio produtora.Sou pequena produtora e tenho minha propriedade propriedade para soja e retiro pouco lucro propriedade. Gosto da lida campeira e muito mais trabalhar na área rural. Aguardo para conhecer o projeto.

  9. Silvania S N Pereira disse:

    Parabéns meu amigo ficou maravilhoso muito sucesso!!!

  10. Prof. Sergio disse:

    Será que pode ser mais moderna ainda?? O que fazem com o esterco molhado??

  11. Claudio Andrade Alves disse:

    Parabéns a todos os envolvido no projeto! Pois um projeto desse porte não acontece sem esforço, determinação e ousadia. Esses adjetivos transbornam nessa equipe!
    Não podemos deixar de dar o mérito e agradecer aos investidores que na atual conjuntura economica acreditam e apostam em nosso país.

  12. Jocinara disse:

    Olá vi a reportagem sobre a granja larassa. Gostaria de deixar um currículo lá e gastaria de saber se há algum contato que vocês tenham.

    Obrigada

Últimas Notícias

Carro foi totalmente consumido pelas chamas e condutor precisou atendimento por apresentar dificuldade respiratória

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados

O Vale do Taquari terá sol, e momentos de nublado, e não se afasta a possibilidade de instabilidade

Após denúncia, Polícia Civil cumpriu diligência em uma residência do bairro São Jorge