Giro do Vale / Estado / Geral

Segunda-feira terá forte calor e áreas de instabilidade no RS

Máximas seguem escaldantes como foram as do Natal, acima dos 35°C.

Uma massa de ar muito quente permanece sobre o Rio Grande do Sul neste início de semana e traz mais uma jornada de temperatura muito elevada com tarde escaldante em vários pontos. Corrente de jato (vento) em baixos níveis traz ar aquecido para o Estado e estimula fortes áreas de instabilidade nesta segunda-feira, dia 26.

O sol aparece com nuvens na maioria das regiões, mas algumas áreas como o Sul e parte do Oeste devem ter mais nuvens com chance de chuva já cedo. Nas demais regiões, o calor vai gerar chuva localizada mais da tarde para a noite. Há risco de temporais isolados com granizo e vendavais.

As mínimas rondam os 18°C em São José dos Ausentes e em Vacaria. As máximas, por sua vez, pode chegar a 37°C em Santa Cruz. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 23°C e 37°C. No Litoral Norte, os picos de calor rondam os 30°C.

Esta semana deve ter muito mais chuva que a última no Rio Grande do Sul, quando a grande maioria das cidades teve pouco ou nada de chuva, ante a natureza muito localizada das pancadas rápidas. Modelos divergem sobre a distribuição regional das precipitações, mas todos coincidem em indicar cenário de maior instabilidade com chuva mais frequente e volumosa.

Alguns modelos indicam mesmo um cenário de altos acumulados de chuva em várias regiões do Estado no decorrer desta semana, especialmente entre a tarde e noite de terça e na sexta-feira.

 

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Foto: Lucas George Wendt / Divulgação

Evento será no teatro da instituição às 18h

Fotos: Divulgação / PRF

Acidente entre três caminhões ocorreu no KM 254 da rodovia.

Foto: Divulgação

Acordo entre líderes aprovou destaque do PPS para adiar o prazo.

Foto: Reprodução / WhatsApp

As circunstâncias do acidente ainda não foram esclarecidas.