Giro do Vale / Estado / Geral

Segunda-feira terá forte calor e áreas de instabilidade no RS

Máximas seguem escaldantes como foram as do Natal, acima dos 35°C.

Uma massa de ar muito quente permanece sobre o Rio Grande do Sul neste início de semana e traz mais uma jornada de temperatura muito elevada com tarde escaldante em vários pontos. Corrente de jato (vento) em baixos níveis traz ar aquecido para o Estado e estimula fortes áreas de instabilidade nesta segunda-feira, dia 26.

O sol aparece com nuvens na maioria das regiões, mas algumas áreas como o Sul e parte do Oeste devem ter mais nuvens com chance de chuva já cedo. Nas demais regiões, o calor vai gerar chuva localizada mais da tarde para a noite. Há risco de temporais isolados com granizo e vendavais.

As mínimas rondam os 18°C em São José dos Ausentes e em Vacaria. As máximas, por sua vez, pode chegar a 37°C em Santa Cruz. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 23°C e 37°C. No Litoral Norte, os picos de calor rondam os 30°C.

Esta semana deve ter muito mais chuva que a última no Rio Grande do Sul, quando a grande maioria das cidades teve pouco ou nada de chuva, ante a natureza muito localizada das pancadas rápidas. Modelos divergem sobre a distribuição regional das precipitações, mas todos coincidem em indicar cenário de maior instabilidade com chuva mais frequente e volumosa.

Alguns modelos indicam mesmo um cenário de altos acumulados de chuva em várias regiões do Estado no decorrer desta semana, especialmente entre a tarde e noite de terça e na sexta-feira.

 

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Passo do Sobrado, também no Vale do Rio Pardo, foi outra cidade com registro de destelhamento de casas.

Outra pessoa morreu de overdose, antes do desabamento da estrutura.

Time colorado joga pelo empate fora de casa nesta primeira fase.

Uma terceira vítima foi encaminhada ao hospital e não corre risco de morte.