Giro do Vale / Geral / Lajeado

Servidores do Presídio de Lajeado fazem greve

Visitas aos presos foram suspensas até o fim desta semana.

Foto: Susepe / Divulgação

Foto: Susepe / Divulgação

Os agentes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) que atuam no Presídio Estadual de Lajeado aderiram à greve da classe, decidida em assembleia do Sindicato dos Agentes, Monitores e Auxiliares de Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul (Amapergs-Sindicato), realizada na segunda-feira, dia 19, em Porto Alegre. As visitas aos presidiários estão suspensas. A mobilização segue por tempo indeterminado.

Os servidores reivindicam o fim do parcelamento e o pagamento do 13º salário pelo governo do Estado. Protestam ainda contra o pacote de reformulação, em análise na Assembleia Legislativa, e o PLC 245, que altera o regime de trabalho da Susepe.

Materias de higiene e cigarros poderão ingressar no presídio. As escoltas serão feitas apenas em caso de urgência. Uma festa de Natal, prevista para o próximo sábado, dia 24, e domingo, dia 25, corre o risco de não ser realizada, segundo o chefe de segurança em Lajeado, Eberson César Bonet. Os servidores aguardam posicionamento do Sindicato para definir a atração.

Os detentos receberam orientações sobre a suspensão das visitas. Porém, aguardam pela festa, quando os encontros com familiares devem ser liberados. Bonet explica que “gostaria de fazer a festa, porque não sei qual será a reação dos presos”.

O período de Natal é crítico para a proibição. Este é um dos únicos momentos do ano em que alguns filhos, por exemplo, visitam os pais detidos. A data motiva rebeliões e tentativas de fuga, porque os presos querem ficar perto da família.

Sete agentes da Susepe atendem as duas galerias do Presídio do Lajeado. O complexo  suporta 128 detentos. Hoje o número de presos chega a 546, sendo 274 deles no regime fechado.

 

Grupo Independente

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Foto: Brigada Militar / Divulgação

Bandidos tentaram abrir cofre com uso de maçarico.

Foto: Divulgação

Vítima foi rendida por um jovem que fez menção de estar armado

tempo bom

Região terá máxima de 28°C nesta segunda-feira

Foto: Reprodução / RBS TV

Voto popular vai definir o vencedor entre as três entidades tradicionalistas que estão na disputa.