Giro do Vale / Bom Retiro do Sul / Destaque / Geral

Bom Retiro do Sul completa 58 anos de emancipação

Município deixou de pertencer à Taquari no ano de 1959.

Foto: Juliano Beppler / Giro do Vale

Foto: Juliano Beppler / Giro do Vale

O dia 31 de janeiro marca a data de emancipação política do município de Bom Retiro do Sul. Há exatos 58 anos era sacramentada a separação de Taquari, seu município mãe.

O município é reconhecido por suas belezas naturais e pela hospitalidade de sua gente. O principal destaque da cidade é a Barragem Eclusa, construída na década de 70 com o objetivo de proporcionar a navegação de barcos até o Porto de Estrela. Em sua margem esquerda há uma eclusa que possibilita a passagem das embarcações de um lado para o outro da represa. Esse ponto atrai muitos turistas, pela beleza da grande obra que corta o rio, mas também para a prática da pesca, o que rendeu a cidade o título de “Pesqueiro do Vale”.

DSC_0177

Eclusa possibilita a travessia de barcos que navegam até o Porto de Estrela. (Foto: Juliano Beppler / Giro do Vale)

As figueiras centenárias e as edificações antigas que conservam as características arquitetônicas do passado, principalmente no Centro Cidade Baixa, também contribuem para embelezar o município e chamam a atenção de quem passa por esses locais.

Foto: Juliano Beppler / Giro do Vale

Parte mais antiga da cidade ainda conserva os traços arquitetônicos do passado. (Foto: Juliano Beppler / Giro do Vale)

O Parque Pôr-do-Sol é outro ponto de concentração de pessoas. Nele a comunidade pode realizar atividades físicas variadas e também compartilhar de momentos de integração durante a realização de eventos.

Economia

Bom Retiro do Sul já teve destaque na navegação em seus primórdios. A cidade também já foi considerada a Capital dos Frigoríficos. Em um passado não tão distante o setor coureiro-calçadista praticamente dominava a economia local, mas ao longo dos anos a busca pela diversificação econômica fez com que o município conseguisse atrair empresas de ramos diferentes. Hoje no campo e na cidade Bom Retiro do Sul vem se fortalecendo, tendo um grande crescimento no setor primário nos últimos anos e fortalecendo também o setor industrial.

Comemoração

Embora esta data marque o aniversário de emancipação política, Bom Retiro do Sul geralmente tem a comemoração do seu aniversário no dia 1º de junho que marca o aniversário de instalação.

Novo prefeito

Foto: Juliano Beppler / Giro do Vale / Arquivo

Prefeito Edmilson Busatto. (Foto: Juliano Beppler / Giro do Vale)

Atualmente o município é administrado por Edmilson Busatto que assumiu em 1º de janeiro. Na segunda vez que concorreu a um cargo público ele conquistou a vontade popular, e junto com seu vice-prefeito Eder Müller Cíceri fica no comando do Executivo Municipal até 2020.

Em recente entrevista ao portal Giro do Vale o prefeito falou sobre o que projeta nos quatro anos desse mandato. “Quero que sobre emprego na nossa cidade, pretendo também realizar obras de impacto que mudem o visual do município e principalmente ajudar os que mais precisam, poder melhorar a vida dessas pessoas”. Busatto acredita que o maior desafio seu será aumentar a arrecadação do município, para que dessa forma possa ter os recursos para colocar em prática a transformação que pretende tornar realidade.

 

Giro do Vale

Veja mais imagens

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Bandidos fugiram em um veículo Civic de cor prata.

Três indivíduos foram presos na ação conjunta da polícia.

Após registro o homem foi conduzido ao sistema prisional

Vítima levou uma coronhada na cabeça e precisou ser encaminhada ao hospital.