Giro do Vale

Giro do Vale

sábado, 20 de abril de 2024

Bom Retiro do Sul completa 58 anos de emancipação

Foto: Juliano Beppler / Giro do Vale

Foto: Juliano Beppler / Giro do Vale

O dia 31 de janeiro marca a data de emancipação política do município de Bom Retiro do Sul. Há exatos 58 anos era sacramentada a separação de Taquari, seu município mãe.

O município é reconhecido por suas belezas naturais e pela hospitalidade de sua gente. O principal destaque da cidade é a Barragem Eclusa, construída na década de 70 com o objetivo de proporcionar a navegação de barcos até o Porto de Estrela. Em sua margem esquerda há uma eclusa que possibilita a passagem das embarcações de um lado para o outro da represa. Esse ponto atrai muitos turistas, pela beleza da grande obra que corta o rio, mas também para a prática da pesca, o que rendeu a cidade o título de “Pesqueiro do Vale”.

DSC_0177

Eclusa possibilita a travessia de barcos que navegam até o Porto de Estrela. (Foto: Juliano Beppler / Giro do Vale)

As figueiras centenárias e as edificações antigas que conservam as características arquitetônicas do passado, principalmente no Centro Cidade Baixa, também contribuem para embelezar o município e chamam a atenção de quem passa por esses locais.

Foto: Juliano Beppler / Giro do Vale

Parte mais antiga da cidade ainda conserva os traços arquitetônicos do passado. (Foto: Juliano Beppler / Giro do Vale)

O Parque Pôr-do-Sol é outro ponto de concentração de pessoas. Nele a comunidade pode realizar atividades físicas variadas e também compartilhar de momentos de integração durante a realização de eventos.

Economia

Bom Retiro do Sul já teve destaque na navegação em seus primórdios. A cidade também já foi considerada a Capital dos Frigoríficos. Em um passado não tão distante o setor coureiro-calçadista praticamente dominava a economia local, mas ao longo dos anos a busca pela diversificação econômica fez com que o município conseguisse atrair empresas de ramos diferentes. Hoje no campo e na cidade Bom Retiro do Sul vem se fortalecendo, tendo um grande crescimento no setor primário nos últimos anos e fortalecendo também o setor industrial.

Comemoração

Embora esta data marque o aniversário de emancipação política, Bom Retiro do Sul geralmente tem a comemoração do seu aniversário no dia 1º de junho que marca o aniversário de instalação.

Novo prefeito

Foto: Juliano Beppler / Giro do Vale / Arquivo

Prefeito Edmilson Busatto. (Foto: Juliano Beppler / Giro do Vale)

Atualmente o município é administrado por Edmilson Busatto que assumiu em 1º de janeiro. Na segunda vez que concorreu a um cargo público ele conquistou a vontade popular, e junto com seu vice-prefeito Eder Müller Cíceri fica no comando do Executivo Municipal até 2020.

Em recente entrevista ao portal Giro do Vale o prefeito falou sobre o que projeta nos quatro anos desse mandato. “Quero que sobre emprego na nossa cidade, pretendo também realizar obras de impacto que mudem o visual do município e principalmente ajudar os que mais precisam, poder melhorar a vida dessas pessoas”. Busatto acredita que o maior desafio seu será aumentar a arrecadação do município, para que dessa forma possa ter os recursos para colocar em prática a transformação que pretende tornar realidade.

 

Giro do Vale

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também