Giro do Vale / Bom Retiro do Sul / Saúde

Bom Retiro do Sul inicia prevenção contra o Aedes Aegypti

Armadilhas começaram a ser colocadas a fim de detectar e banir possível existência do mosquito no Município.

O vigilante ambiental da 16ª CRS passou o treinamento ao responsável pelo controle de epidemias no Município, Yuri Silva. (Foto: Lautenir Azevedo Junior / Divulgação)

O vigilante ambiental da 16ª CRS passou o treinamento ao responsável pelo controle de epidemias no Município, Yuri Silva. (Foto: Lautenir Azevedo Junior / Divulgação)

Na quarta-feira, dia 18, João Francisco Rozas Coelho, responsável pela Vigilância Ambiental da 16º Coordenadoria Regional de Saúde, esteve em Bom Retiro do Sul dando treinamento a Yuri Silva, incumbido de fazer o controle e prevenção de epidemias no Município.

Coelho ensinou como fazer a armadilha de pneu para depois enchê-la de água e colocar em locais estratégicos a fim de observar se há a existência do mosquito Aedes Aegypti, em Bom Retiro do Sul. De acordo com o vigilante, nunca foi detectado o mosquito em território bom-retirense e exatamente para mantê-lo afastado que, segundo ele, o trabalho preventivo é fundamental.

O responsável pelo controle de epidemia no município afirma que as pessoas que verem possíveis focos do mosquito na cidade podem entrar em contato com a Secretaria da Saúde, pelo número (51) 3766-3307, e pedir para falar com ele Yuri. Com o contato realizado, ele se desloca até o local, monta a armadilha e dentro de algum tempo retorna para fazer a avaliação. Caso haja alguma larva, elas são recolhidas e enviadas para análise técnica.

O secretário da Saúde, Adilson Martins, alerta a comunidade da importância de trabalhar em conjunto com a vigilância. “Todo morador deve entrar em contato com o Yuri assim que ver um possível foco do mosquito na Cidade. E, além disso, a comunidade pode fazer a prevenção em casa também, acabando com as águas paradas nos recipientes expostos ao ar livre” conclui o secretário Martins.

 

AI Prefeitura

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Programação inicia pela manhã, e contará com jogos ao longo do dia, e almoço na casa do Rudibar.

Somente com jogadores da cidade, equipe vai para sua primeira experiência na competição regional.

Droga estava escondida em compartimentos ocultos dentro de um veículo Hyundai I30.

Terceira etapa da competição de corrida e caminhada acontece no domingo, dia 22.