Giro do Vale / Bom Retiro do Sul / Saúde

Bom Retiro do Sul inicia prevenção contra o Aedes Aegypti

Armadilhas começaram a ser colocadas a fim de detectar e banir possível existência do mosquito no Município.

O vigilante ambiental da 16ª CRS passou o treinamento ao responsável pelo controle de epidemias no Município, Yuri Silva. (Foto: Lautenir Azevedo Junior / Divulgação)

O vigilante ambiental da 16ª CRS passou o treinamento ao responsável pelo controle de epidemias no Município, Yuri Silva. (Foto: Lautenir Azevedo Junior / Divulgação)

Na quarta-feira, dia 18, João Francisco Rozas Coelho, responsável pela Vigilância Ambiental da 16º Coordenadoria Regional de Saúde, esteve em Bom Retiro do Sul dando treinamento a Yuri Silva, incumbido de fazer o controle e prevenção de epidemias no Município.

Coelho ensinou como fazer a armadilha de pneu para depois enchê-la de água e colocar em locais estratégicos a fim de observar se há a existência do mosquito Aedes Aegypti, em Bom Retiro do Sul. De acordo com o vigilante, nunca foi detectado o mosquito em território bom-retirense e exatamente para mantê-lo afastado que, segundo ele, o trabalho preventivo é fundamental.

O responsável pelo controle de epidemia no município afirma que as pessoas que verem possíveis focos do mosquito na cidade podem entrar em contato com a Secretaria da Saúde, pelo número (51) 3766-3307, e pedir para falar com ele Yuri. Com o contato realizado, ele se desloca até o local, monta a armadilha e dentro de algum tempo retorna para fazer a avaliação. Caso haja alguma larva, elas são recolhidas e enviadas para análise técnica.

O secretário da Saúde, Adilson Martins, alerta a comunidade da importância de trabalhar em conjunto com a vigilância. “Todo morador deve entrar em contato com o Yuri assim que ver um possível foco do mosquito na Cidade. E, além disso, a comunidade pode fazer a prevenção em casa também, acabando com as águas paradas nos recipientes expostos ao ar livre” conclui o secretário Martins.

 

AI Prefeitura

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Foram recuperados materiais possivelmente oriundos de furtos e roubos.

Um dos homens foi imobilizado por populares e o outro foi capturado no porão de uma casa.

Suspeito foi acompanhado por câmeras de videomonitoramento.

Chamas iniciaram na tarde da última quarta-feira