Giro do Vale / Bom Retiro do Sul / Política

Custeio do trasporte universitário retorna a pauta em Bom Retiro do Sul

Audiência será realizada na Câmara de Vereadores no dia 25 de janeiro para tratar do assunto.

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale / Arquivo.

Tiago Pedroso (PSD) propõe iniciativa que busca beneficiar estudantes universitários. (Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale / Arquivo)

Na sessão da Câmara de Vereadores de Bom Retiro do Sul desta terça-feira, dia 17, uma antiga pauta de reivindicação de estudantes universitários voltou a ser destaque. O vereador Tiago Pedroso (PSD) anunciou a retomada do movimento em prol do custeio do transporte universitário para os bom-retirenses.

“Esta é uma reivindicação antiga dos estudantes, hoje, os alunos do ensino técnico recebem um auxílio de apenas 40% do valor da passagem. A ideia é ampliar o auxílio aos universitários e, dentro do possível, aumentar o percentual de custeio, pois queremos proporcionar aos cidadãos o acesso à educação de qualidade, oportunizando o ingresso de mais jovens no ensino superior, a construção de cidadãos mais conscientes e profissionais mais capacitados para adentrar no mercado de trabalho”, colocou o vereador.

Segundo Tiago será necessário que os valores para a implantação do benefício aos estudantes saiam da cota de recursos livres do orçamento municipal, embora hajam casos em que o TCE permita que os recursos saiam da Educação, promoção do ensino, mas uma consulta jurídica é necessária em tal caso.

O vereador destacou outro fator que sempre foi um entrave na conquista dos recursos: a falta da devida regularidade/formação legal da Associação dos Estudantes, o que agora será possível com a mobilização dos estudantes e apoio conquistado para o custeio.

Pedroso ainda frisou que no projeto a ser desenvolvido haverá previsão de um sistema, no qual os estudantes que receberem o benefício do custeio contribuam de alguma maneira com a comunidade, desenvolvendo projetos, palestras e outros serviços que beneficiem a todos com o conhecimento conquistado durante o curso de formação profissional para o qual o município contribuiu.

Audiência
Por fim, o vereador convidou a todos para uma audiência a ser realizada com os estudantes e interessados na próxima quarta-feira, 25 de janeiro, na Câmara de Vereadores, a partir das 19h e 30min.

 

AI Câmara de Vereadores

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Material estava em tonéis, e foi levado em ação que durou cerca de 5 minutos.

O suspeito, que já foi três vezes preso por furto em pouco mais de um mês, estava no interior do carro.

Veículo estava abandonado em uma rua do Bairro Pinheiros.

Decisões no mês de agosto fazem comissão técnica pensar em preservar jogadores importantes.