Giro do Vale / Bom Retiro do Sul / Política

Custeio do trasporte universitário retorna a pauta em Bom Retiro do Sul

Audiência será realizada na Câmara de Vereadores no dia 25 de janeiro para tratar do assunto.

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale / Arquivo.

Tiago Pedroso (PSD) propõe iniciativa que busca beneficiar estudantes universitários. (Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale / Arquivo)

Na sessão da Câmara de Vereadores de Bom Retiro do Sul desta terça-feira, dia 17, uma antiga pauta de reivindicação de estudantes universitários voltou a ser destaque. O vereador Tiago Pedroso (PSD) anunciou a retomada do movimento em prol do custeio do transporte universitário para os bom-retirenses.

“Esta é uma reivindicação antiga dos estudantes, hoje, os alunos do ensino técnico recebem um auxílio de apenas 40% do valor da passagem. A ideia é ampliar o auxílio aos universitários e, dentro do possível, aumentar o percentual de custeio, pois queremos proporcionar aos cidadãos o acesso à educação de qualidade, oportunizando o ingresso de mais jovens no ensino superior, a construção de cidadãos mais conscientes e profissionais mais capacitados para adentrar no mercado de trabalho”, colocou o vereador.

Segundo Tiago será necessário que os valores para a implantação do benefício aos estudantes saiam da cota de recursos livres do orçamento municipal, embora hajam casos em que o TCE permita que os recursos saiam da Educação, promoção do ensino, mas uma consulta jurídica é necessária em tal caso.

O vereador destacou outro fator que sempre foi um entrave na conquista dos recursos: a falta da devida regularidade/formação legal da Associação dos Estudantes, o que agora será possível com a mobilização dos estudantes e apoio conquistado para o custeio.

Pedroso ainda frisou que no projeto a ser desenvolvido haverá previsão de um sistema, no qual os estudantes que receberem o benefício do custeio contribuam de alguma maneira com a comunidade, desenvolvendo projetos, palestras e outros serviços que beneficiem a todos com o conhecimento conquistado durante o curso de formação profissional para o qual o município contribuiu.

Audiência
Por fim, o vereador convidou a todos para uma audiência a ser realizada com os estudantes e interessados na próxima quarta-feira, 25 de janeiro, na Câmara de Vereadores, a partir das 19h e 30min.

 

AI Câmara de Vereadores

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Time colorado joga pelo empate fora de casa nesta primeira fase.

Uma terceira vítima foi encaminhada ao hospital e não corre risco de morte.

Por motivos desconhecidos um Astra, que seguia em direção a Arroio do Meio, teria invadido a pista contrária e colidido de frente com a Saveiro.

Homem que arremessou objetos para o interior do pátio do presídio, chegou a disparar um tiro contra um policial.