Giro do Vale / Bom Retiro do Sul / Saúde

ESF do Bairro São Francisco trabalha prevenção ao câncer de colo de útero em Bom Retiro do Sul

Em janeiro já foram realizados 25 atendimentos.

A adolescente de 15 anos junto da monitora do Giseda em sua primeira consulta de pré-câncer. (Foto: Lautenir Azevedo Junior / Divulgação)

A adolescente de 15 anos junto da monitora do Giseda em sua primeira consulta de pré-câncer. (Foto: Lautenir Azevedo Junior / Divulgação)

Uma adolescente de 15 anos, está interna há três meses do Centro de Reabilitação Giseda, localizado no Faxinal do Silva Jorge, interior de Bom Retiro do Sul. Ela guardava ansiosa na sala de espera da ESF do Bairro São Francisco para o seu primeiro exame de pré-câncer. Junto dela, a monitora e o coordenador do Centro, Michele Borges da Silva (33) e Marco Antônio dos Santos (55).

Ana Paula Delwing, enfermeira da ESF e responsável pelo atendimento de pré-câncer, disse que em casos como o dessa menina, antes do exame, ela busca explicar de maneira didática como as doenças (HPV ou o início de câncer de colo do útero) podem afetar o organismo e, assim, a importância da prevenção para a agilidade do tratamento.

10 atendimentos por semana

A enfermeira explica que antes, toda a cidade era atendida pela ESF no São Francisco, visto que ela representava a Unidade Básica de Saúde da Cidade. Agora, com a Unidade aberta no Centro, os exames de pré-câncer se dividem e a ESF fica responsável pelas áreas apontadas a ela no mapeamento.

Na unidade do Bairro São Francisco, há dez consultas para pré-câncer disponíveis por semana. Os atendimentos são realizados em duas oportunidades: quinzenalmente nas terças de manhã e quinzenalmente nas sextas de tarde, na tentativa de oferecer o serviço a um maior número de mulheres. Após o exame realizado, o resultado chega em, aproximadamente, 45 dias. Segundo Ana, toda mulher, após ter iniciado a vida sexual, deve procurar o atendimento do pré-câncer. De acordo com a enfermeira, detectando qualquer alteração no exame, se inicia o tratamento e evita que o problema aumente.

Na Unidade Básica de Saúde do Centro, a sala para o atendimento deste procedimento está em fase de estruturação e a Secretaria da Saúde coloca que, assim que todos os materiais estiverem disponíveis o atendimento será realizado no neste local também.

Os atendimentos são realizados por meio de marcação. A enfermeira pede a colaboração das pacientes em avisarem em caso de não conseguirem comparecer à hora marcada.

 

AI Prefeitura

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Foto: AFP / Divulgação

O tremorregistrado neste sábado teve seu epicentro no estado de Oaxaca, no sul do país

Foto: Divulgação

Por volta das 4h, o indivíduo foi abordado por dois homens em uma moto que realizaram disparos de arma de fogo.

Foto: Divulgação

Abordagens foram realizadas em vários pontos da cidade.

Foto: Divulgação

Os suspeitos fugiram e foram perseguidos pela Brigada Militar.