Giro do Vale / Destaque / Educação / Estado

Vestibular da UFRGS começa neste domingo para mais de 33 mil candidatos

As provas serão aplicadas nas cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves, Imbé e Tramandaí.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Maior vestibular do Estado, o exame para ingresso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) será aplicado a partir deste domingo, dia 8, para 33.459 inscritos. Eles disputam 4.017 vagas em 91 cursos de graduação.

Este ano a concorrência está menor, já que houve redução no número de inscritos – são 4.965 candidatos a menos do que no vestibular de 2016. O número de vagas permanece o mesmo.

Medicina segue o curso mais concorrido, com 74,26 candidatos por vaga – em 2016 eram 79,82. Depois aparece Psicologia diurno (28,82), Fisioterapia (26,43), Psicologia (noturno) e Medicina Veterinária (18,43).

As provas serão aplicadas nas cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves, Imbé e Tramandaí. Na Capital, a EPTC reforçou as linhas de ônibus que atendem os locais com maior número de candidatos: Campus do Vale, na Avenida Bento Gonçalves, UniRitter, na Rua Orfanatrófio, e Fapa, na Manoel Elias.

As provas começam às 8h30, mas a orientação é para que os candidatos cheguem pelo menos meia hora antes para evitar atrasos. É preciso levar caneta esferográfica azul ou preta e documento de identidade. O uso de lápis e borracha também é permitido. Os estudantes somente poderão deixar as salas após duas horas de início do exame.

No primeiro dia serão feitas as provas de física, literatura de língua portuguesa e língua estrangeira. Na segunda-feira será a vez de português e redação. A terça é reservada para biologia, química e gerografia. O vestibular termina na quarta com história e matemática. São 25 questões de cada matéria.

Para a prova de redação, a universidade exige que o texto tenha no mínimo 30 linhas, respeitando a proposta do tema e o estilo argumentativo-disserativo. O candidato precisa ficar atento que, ao contrário do Enem, no vestibular da UFRGS o título é obrigatório.

A UFRGS divulgará o gabarito preliminar de cada prova no  site vestibular.ufrgs.br, a partir das 17h.O resultado final deve ser divulgado até o dia 21 de janeiro.

Provas:
08/01: Física, Literatura de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna;
09/01: Língua Portuguesa e Redação;
10/01: Biologia, Química e Geografia;
11/01: História e Matemática.

Atenção:
– As provas começam às 8h30 cada dia. Quem chegar depois desse horário não entra.
– É preciso levar caneta esferográfica azul ou preta. Lápis e borracha são aceitos.
– Durante a realização das provas não serão permitidas consultas de qualquer natureza, bem como o uso de telefone celular, pagers, fones de ouvido, relógio digital ou quaisquer outros aparelhos eletrônicos.
– O inscrito só poderá deixar o local de prova após duas horas.

 

Rádio Gaúcha

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Três pessoas teriam sofrido ferimentos, mas sem gravidade.

Bando fez cordão humano com vítimas.

Alunas aprendem noções iniciais de informática, manuseio do mouse e teclado, editor de textos, internet e e-mail.

O recurso foi destinado pelo Deputado Federal Covatti Filho (PP) por solicitação da executiva municipal do partido.