Giro do Vale

Giro do Vale

quarta-feira, 24 de abril de 2024

ANTT discutirá concessão da BR-386 em Lajeado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), realizou nesta quinta-feira, dia 23, a segunda Audiência Pública para discussão da minuta do edital de concessão de três rodovias federais, dentre elas, a BR-386. O evento ocorreu no auditório Eliseu Resende, sede da ANTT, em Brasília. Uma comitiva formada por 13 representantes do Vale do Taquari participou do evento.

Diferente da primeira audiência, realizada na semana passada em Porto Alegre, as lideranças adotaram um discurso uníssono, na hora de defender os interesses regionais. Em seus pronunciamentos, os líderes defenderam a formatação de um edital que atenda as necessidades locais.

Uma das principais reivindicações foi na realização de uma Audiência Pública em Lajeado. Logo no início do encontro, o superintendente da ANTT Luís Fernando Castilho adiantou que a agência tem interesse em se reunir com a comunidade do Vale do Taquari.

“Nós iremos sim para Lajeado. É do interesse da ANTT ouvir o que os usuários da região têm a dizer”, revelou. Castilho também afirmou que o prazo para deliberação da minuta será ampliado. O prazo das audiências encerraria no dia 17 de março. Vamos ampliar o período em 15 dias”, comentou.

A decisão agradou em partes a comitiva regional. “Acho esse prazo muito curto. Precisamosn de mais tempo para definir um projeto tão importante”, asseverou o vereador Eder Sphor (PMDB), de Lajeado. Por outro lado, a presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (CODEVAT), Cintia Agostini, admitiu que as resoluções significariam um avanço.

“Daqui saímos praticamente certos de que teremos a audiência em Lajeado e mais tempo para discutir o projeto de pedagiamento. Sobre os outros pedidos, a ANTT acenou com a possibilidade de diminuir o prazo para investimentos na rodovia, como a duplicação. Agora, precisamos trazer essa discussão para a região e pontuarmos a análise exclusiva da BR-386, para todos podermos contribuir e ter maturidade para decidir sobre a concessão”, finalizou.

Extra oficialmente, a ANTT poderá publicar nos próximos dias no Diário Oficial, a Audiência Pública em Lajeado, para o dia 16 de março. A informação não foi confirmada.

 

Grupo Independente

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também