Giro do Vale

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quarta-feira, 24 de abril de 2024

Divulgados os valores que serão cobrados nos pedágios das rodovias gaúchas

Foto: Divulgação

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A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) tornou público os valores de referência que serão cobrados nas praças de pedágio a partir do novo plano de concessão de rodovias federais no Rio Grande do Sul. A tarifa leva em conta a realização de obras de ampliação da capacidade na BR-101, na Freeway e na BR-386, além da manutenção que será realizada na pista existente. A Rodovia do Parque também será repassada à iniciativa privada. Porém, a BR-448 não terá cabines de cobrança.

No primeiro ano de concessão, o plano terá apenas duas praças de pedágio e elas estão localizadas na Freeway, exatamente nos mesmos locais onde estão. Haverá redução no valor pago neste período. A tarifa para carros no pedágio de Gravataí passará para R$ 5,30. Hoje o motorista que passa pelo local paga R$ 6,90. Em Santo Antônio da Patrulha, o valor cai de R$ 13,80 para R$ 10,80. Estes valores já estão corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2016, índice usado pelo Governo Federal para reajustes, já que o preço de referência foi divulgado em 2015.

O pedágio de Eldorado do Sul será desativado quando este novo plano entrar em operação. A região poderá voltar a ter cobrança, mas somente quando o governo lançar um segundo plano de concessão para o Rio Grande do Sul.

As grandes alterações ocorrerão a partir do segundo ano de contrato. O plano gaúcho de concessão de rodovias ganhará mais cinco praças, sendo que quatro delas serão instaladas num trecho de 200 quilômetros da BR-386, entre Tio Hugo e Montenegro. Para passar pelas quatro praças, que terão cobrança em ambos os sentidos, os proprietários de carros pagarão R$ 36,10.

O quinto posto de cobrança será construído no município catarinense de São João do Sul e custará R$ 9,70. A praça de pedágio foi escolhida neste município, pois se fosse erguida na BR-101 no Rio Grande do Sul a Estrada do Mar se tornaria uma rota de fuga.

As mudanças também estão previstas para a Freeway. O posto de cobrança em Gravataí passará para o quilômetro 59, próximo à General Motors. O valor cobrado para carros aumenta para R$ 7,80. E o pedágio de Santo Antônio da Patrulha permanece no mesmo lugar. O valor cobrado passará para R$ 8,40, mas a tarifa passa a ser paga em ambos os sentidos.

A quantidade de obras que será realizada, os valores praticados nas praças de pedágio, bem como a localização da cobrança ainda podem ser alterados até a publicação do edital, previsto para julho.

Duas audiências serão realizadas e a população pode propor mudanças. Uma delas será realizada no próximo dia 16 de fevereiro, em Porto Alegre. Uma segunda data foi agendada para Brasília, no dia 23 de fevereiro.

Porém, as contribuições poderão ser enviadas até o dia 17 de março. Após essa data, a ANTT irá elaborar a concorrência pública. O prazo para nova concessão será de 30 anos.

Enquanto um vencedor não é definido, o Ministério dos Transportes anunciou nessa terça-feira (07) que prorrogará o contrato com a Triunfo Concepa na Freeway, BR-290 e BR-116 por um período máximo de dois anos. O atual vínculo de 20 anos expira no dia 04 de julho.

Primeiro ano de contrato:
– Freeway (km 19 em Santo Antônio da Patrulha) = R$ 10,80
– Freeway (km 77,0 em Gravataí) = R$ 5,30

A partir do segundo ano de contrato:
– BR-101 (km 458 em São João do Sul) = R$ 9,70
– Freeway (km 19 em Santo Antônio da Patrulha) = R$ 8,40
– Freeway (km 59 em Gravataí) = R$ 7,80
– BR-386 (km 426 em Montenegro) = R$ 7,00
– BR-386 (km 370 em Fazenda Vila Nova) = R$ 11,00
– BR-386 (km 260 em Soledade) = R$ 9,50
– BR-386 (km 226 em Tio Hugo) = R$ 8,60

Confira os trechos que serão repassados à iniciativa privada:

BR-101: do trecho do quilômetro 455,9 (em Santa Catarina) até o entroncamento com a BR-290 (em Osório);
BR-290: do entroncamento com a BR-101 (em Osório) até o km 98 da BR-290 (após a ponte do Guaíba);
BR-386: do entroncamento com a BR-285/377 (para Passo Fundo) até o entroncamento com a BR-448;
BR-448: do entroncamento com a BR-386 até o entroncamento com a Freeway.

 

Rádio Gaúcha

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Comentários

  • Bruno jardel ribeiro
    8 fevereiro, 2017

    Vao comecar a roubar denovo ja nao chega o dinheiro da duplicacao que enfiaram no cu e ja ta uma bosta a br sem nem estar pronta ja tm que fazer denovo

  • OTELAR SPRANDEL
    9 fevereiro, 2017

    Graças a Deus o pedágio vai voltar eu não aguento mais andar nessas estradas ruins so quem viaja sabe oque eu estou dizendo

  • Edson
    15 fevereiro, 2017

    Palhaçada esses valores.
    E ainda o IPVA nas alturas. Pergunto: pra que serve a cobrança da Cide e do IPVA?
    Não sou contra pedágios, desde que elimine as outras taxas.
    Isso é Brasil, onde tudo se paga dobrado!

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